Inscrições para o ENEM encerram na quarta-feira


As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram prorrogadas até as 23h59 da próxima quarta-feira, 27 de maio. A taxa para participação é de R$ 85 e deve ser paga até o próximo dia 28. O prazo anterior de inscrição terminaria hoje.

Faça sua inscrição no Enem 2020

As provas do Enem 2020 foram adiadas pelo Inep em virtude da pandemia da Covid-19, e o fim das inscrições havia sido mantido até o início da tarde de sexta-feira (22), quando o Inep anunciou o aumento do prazo. Em nota, o instituto alegou que "vai realizar uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame. No entanto, para que todos os procedimentos preparatórios sejam cumpridos, faz-se necessário concluir o processo de inscrição".
Durante o período de inscrições muitos estudantes têm reclamado que estão enfrentando problemas no sistema para carregar a foto de perfil, uma nova exigência do Enem para este ano. O Inep também informou que os estudantes poderão fazer o envio da foto em período posterior ao de inscrição e, até o momento, não definiu a data limite.
Até as 12h de sexta-feira (22), o Ministério da Educação informou que foram contabilizadas 5.151.868 pessoas inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital.
Quem pode fazer o Enem?
O Enem Impresso pode ser feito por qualquer pessoa, mas as notas só podem ser usadas para ingresso em cursos superiores por quem está matriculado no 3º ano do ensino médio ou já terminou os estudos. Os alunos das demais séries do ensino médio podem fazer as provas para treinamento, por isso, são chamados de treineiros.
O Enem Digital só pode ser feito por quem está matriculado no 3º ano do ensino médio ou já tenha concluído. Além disso, o edital não contempla pessoas que necessitem de atendimento especializado. Durante a votação sobre o adiamento do Enem no Senado, foi adicionado ao texto do Projeto de Lei uma emenda exigindo a inclusão de recursos de acessibilidade no Enem Digital.

Como fazer a inscrição no Enem 2020?
A inscrição do Enem 2020 é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante. O participante precisa cadastrar CPF e senha para acesso ao site e responder perguntas como data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade), local de nascimento, número do RG, endereço com CEP, opção de língua estrangeira, cidade onde fará as provas e escolaridade. Há também um questionário socioeconômico ao fim do cadastro.
Segundo o Inep, estudantes que não têm RG podem fazer a inscrição no Enem 2020 usando outro documento. A medida foi adotada para não prejudicar pessoas que precisavam emitir o documento, mas que, por conta da pandemia do coronavírus, não podem fazê-lo neste momento.
O Enem 2020 tem como novidade das medidas de segurança a obrigatoriedade de foto do participante. O upload da imagem é solicitado no momento da inscrição. Outro item que só pode ser escolhido no momento da inscrição é o formato das provas: Enem Impresso ou Enem Digital. A versão impressa (tradicional) é ilimitada, já o Enem Digital receberá até 100 mil inscrições para sua primeira edição.

FONTE: BRASIL ESCOLA






Já segue nossas Mídias Sociais





Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. 
CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. 
CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. 
CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???