Diretor da Forrest alerta para imprecisão de testes rápidos


“Alertar o incêndio quando um prédio já está tomado pelo fogo não resolve”. Essa é a avaliação do diretor de operação da Forrest Brasil, Renato Menezes, sobre a utilização de testes rápidos para diagnóstico e mapeamento da Covid-19, que tem sido frequente por municípios e órgãos de saúde no enfrentamento à pandemia.
Segundo o diretor, o teste rápido pode ser utilizado, mas não na escala e na forma como tem sido aplicado. “São testes que apresentam margem de 20% de erro. Ou seja, a cada cinco, um estará errado. Você compraria um carro que a cada cinco partidas falha em uma? Provavelmente não, então por que estamos usando tanto uma ferramenta com essa margem em uma situação tão delicada que envolve a saúde de milhões de pessoas?”, questiona Renato.Hoje boa parte dos testes aplicados nos pacientes com suspeita de Covid-19 são esses exames rápidos, que, como citado, podem não trazer o resultado preciso. Além disso, só detectam a doença em seu auge.
Recentemente uma reportagem do Fantástico, na Rede Globo, mostrou a possibilidade de diagnósticos ineficientes se tidos apenas os testes rápidos como base.
MISSÃO DE COLABORAR
Para tentar sanar ao menos em parte este problema de saúde pública a Forrest passou a desenvolver em seu laboratório em Jacarezinho os testes RT-QPCR, que já são comercializados com aval da Anvisa. Com possibilidade de resultado em até 24 horas em casos de solicitação de urgência, a aplicação dos testes garante aos órgãos de saúde uma precisão e um mapeamento muito maior sobre o avanço da Covid-19, incluindo o diagnóstico em pacientes assintomáticos.
“Mais do que a precisão, esses testes permitem o georrefernciamento da doença, ou seja, permitem levantar com maior índice de confiança onde houve o diagnóstico e entender por onde a Covid-19 está avançando em determinado local. A testagem em massa é uma ferramenta fundamental para o combate à pandemia, mas desde que feita com o RT-QPCR”, completa Renato.

FONTE: JORNAL TRIBUNA DO VALE



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???