Região Norte Pioneiro se destaca entre as regiões turísticas do Paraná com 100% de participação em demanda do CEPATUR



A Região Turística do Norte Pioneiro por meio da Associação Turística do Norte do Paraná (Atunorpi) foi a única dentre as 14 IGRs (Instâncias de Governanças Regionais) a obter 100% de participação na coleta de dados em pesquisa realizada entre os dias 20 de maio e 3 de junho pelo Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR).
A pesquisa foi elaborada com o objetivo principal de preparar um plano de retomada do setor turístico no Paraná. De acordo com a Paraná Turismo, o projeto leva em conta experiências postas em prática por outros países que já passaram pelo auge da pandemia do novo coronavírus e que estão, aos poucos, retomando as atividades até então suspensas.
“Sondagem dos impactos da Covid-19 no setor de turismo do Paraná” é o tema da pesquisa realizada pelo CEPATUR e com os resultados chegou-se a conclusão que o plano de retomada do turismo será iniciado pelo de curta distância, sempre num raio de 200 quilômetros.
A Diretora Técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta explicou o início do plano de retomada. “Com este mapeamento, poderemos trabalhar com ações focadas, para atingir o público próximo e fomentar o turismo regional. Nosso intuito é convencer o paranaense a conhecer todas as belezas do Paraná”.
No Norte Pioneiro, todos os 16 municípios pertencentes a IGR, responderam os questionamentos. O levantamento mostrou que em mais da metade das regiões do Paraná, a atividade tem grande importância na vida econômica das cidades (55%). Outras 43% classificaram a atividade turística como importante.

34% classificaram que a importância se deve pela quantidade de atrativos naturais e culturais. Outros 33.7% disseram que é importante pelo fluxo de visitantes. Em 65,3% dos municípios os atrativos públicos estão abertos e em 72,3% os atrativos privados estão parcialmente abertos.
O presidente da Associação Turística do Norte do Paraná (Atunorpi), Welington Trautwein Bergamaschi destaca o trabalho realizado na região. “Os municípios do Norte Pioneiro vem atuando já com várias demandas turísticas onde essa pesquisa do CEPATUR, só confirmou que nossa região é atuante e se destaca no turismo brasileiro. O estado obtido de participação dessa pesquisa mostra o empenho que a Instância de Governança faz na região com todos os municípios e o trabalho desempenhado junto aos governos Federal e Estadual construindo turismo com ótimos atrativos e profissionalizando produtos”.
Segundo a pesquisa da CEPATUR, a área com maior porcentagem de atendimento ainda que com restrições é a de alimentação, com 79.5%. Na área de hospedagem, 69.5% estão atendendo com restrições. Já na área de entretenimento e lazer, 45.8% estão totalmente fechados.

De todos estabelecimentos que permaneceram abertos, 44% intensificaram a divulgação nas redes sociais e 18% fizeram promoções nas redes sociais. Outro dado muito importante na pesquisa é saber que em mais da metade dos casos pesquisados (53%), os preços praticados foram mantidos. Apenas 7% confirmaram o aumento dos preços.
Metade dos questionados acreditam que o turismo irá ser uma opção para ajudar na economia local. 47% dos pesquisados acreditam que as atividades devem retornar à normalidade no primeiro semestre de 2021. Mais da metade das IGRs (56%) tem dado apoio aos municípios com informações, 11% com divulgações dos atrativos e estabelecimentos e 10% com capacitação online.
João Gouveia Cézar do Coletivo Pratique Turismo Regional, consultor da Atunorpi, também comentou o resultado da pesquisa. "Desenvolvemos um trabalho em conjunto com a IGR e os municípios da região turística do Norte Pioneiro, não só na questão do desenvolvimento regional, mas também para que os municípios estejam mais envolvidos e com isto reagindo com maior agilidade as demandas do governo estadual e federal. A nossa expectativa é que isso venha crescendo até a região realmente estar em patamar de destaque no turismo brasileiro".
Ainda conforme a pesquisa, algumas das ações apontadas pelos entrevistados para retomada das atividades são: Capacitação com respeito aos protocolos da prevenção e controle do COVID-19; A criação de um selo municipal que sinalize o respeito aos protocolos de combate à Covid-19 pelos locais e equipamento turísticos; e Ações de fortalecimento de medidas sanitárias e preparação para a volta segura e gradativa das atividades.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança  Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Acesse a pesquisa completa: https://bityli.com/eCwV8

Assessoria Atunorpi





Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???