Conselheiro Mairinck continua no rumo do progresso, mesmo no auge da pandemia



Os municípios, a exemplo dos estados e países, vem atravessando uma crise mundial por conta da Covid-19 e, principalmente, os pequenos municípios sofrem com a queda na arrecadação, com a taxa de desemprego que aumentou nos últimos meses, e com a população adoecendo mais a cada dia que passa.
            Os gestores dos municípios estão fazendo malabarismo com as contas públicas para conseguir fechar o mês, tendo que honrar os compromissos com fornecedores, folha de pagamento, contas fixas, parcelamentos, precatórios e ainda fazer obras.
            Em Conselheiro Mairinck as coisas estão acontecendo na contramão da, essa é a primeira vez nesta gestão que foi pago a metade do 13º salário dos servidores já na metade do ano, e somente conseguiu esse feito por ter conseguido colocar as contas em dia, após ter assumido com R$ 252.686,63 de dívidas.
            O município além de não ter cobranças judiciais ainda tem mantido em dia contas com a Copel, INSS, o parcelamento de 135 mil reais com a Sanepar está rigorosamente em dia, e inclusive precatórios com o único posto de combustível da cidade foram pagos.
            Conselheiro Mairinck como todos os outros municípios recebem dos contribuintes uma vez ao ano o IPTU - Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana, o que de certa forma ajuda nos cofres públicos, acontece que em 2017 cumprindo determinação do Ministério Público, o município teve que atualizar a planta genérica que era de 1989, pois estava defasada, a metragem dos imóveis que haviam tido alteração, que os metros construídos tinham aumentado, sofreram alteração na cobrança do IPTU de 3,59%. Lembrando que a nova planta genérica foi concluída em 2019 e se o município não tivesse cumprido a determinação do MP, poderia ter sofrido sanções disciplinares.
            Para que os municípios possam fazer obras, na maioria das vezes, é preciso uma contrapartida junto ao governo estadual ou federal. Muitos deram um tempo em aquisições de veículos e maquinários e pararam construções e reformas até que as coisas voltem ao normal. Mais uma vez, Conselheiro Mairinck vem sendo exemplo, pois as obras continuam a todo vapor, a obra do bairro Postão com toda a pavimentação e o programa de aquisição de mudas de abacaxi, maracujá e goiaba que vai beneficiar os agricultores municipais são apenas dois exemplos de muitos outros que estão acontecendo nessa administração.

            E é válido ressaltar que o dinheiro investido nessas obras tem suas devidas contas, para que os munícipes não confundam com o dinheiro repassado para o controle e erradicação do Coronavirus.
            Para saber mais sobre esse recurso, a população pode entrar no site do Fundo Nacional de Saúde, na barra do fundo a fundo e consultar os valores recebidos do governo federal.



FONTE: Betty Gois - Jornal Correio de Notícias



Já segue nossas Mídias Sociais?

ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATS. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???