Projeto Parlamento Jovem foi um sucesso em Jacarezinho



O projeto que tem como o objetivo de levar para dentro do ambiente escolar o acompanhamento do transcorrer do Processo Legislativo foi um sucesso em Jacarezinho no ano de 2019. O “Parlamento Jovem” foi uma parceria entre a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“Uma participação muito importante dos estabelecimentos de ensino que puderam conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e o papel do vereador”, comenta o Presidente da Câmara Municipal Fúlvio Boberg. Na primeira etapa participaram os Colégios Estaduais Luiz Setti e Anésio de Almeida Leite e o Instituto Federal (IF).
Após palestras iniciais dentro dos estabelecimentos de ensinos explicando a função desenvolvida na Câmara Municipal e sobre o processo eleitoral os alunos puderam se candidatar ao cargo de vereador mirim. Seguindo todos os trâmites, filiaram-se aos partidos, realizaram campanha apresentando propostas e pediram os votos.
Em julho de 2019 os eleitos tomaram posse na Câmara Municipal e realizaram sessões ordinárias debatendo situações de seus cotidianos. Na ocasião eles tiveram reunião com o Secretário Municipal de Agricultura Carlos Lopes para questionar sobre a possibilidade de campanhas de conscientização sobre o meio ambiente, IPTU verde e da taxa de coleta de lixo.

Em agosto eles estiveram realizando visita técnica na sede do Governo do Paraná e na Assembleia Legislativa em Curitiba. Na ocasião conheceram o funcionamento do Poder Executivo e Legislativo estadual acompanhados de Servidores do Legislativo, Tribunal Regional Eleitoral e dos vereadores Fúlvio Boberg e Nilton Stein. 
A vereadora mirim do projeto Ana Kelly Galvão de Matos explicou que proporcionou uma experiência única. Ela destacou que conheceram o funcionamento de uma urna eletrônica e também como é elaborado, debatido e votado um projeto. “Uma experiência inesquecível. Muito aprendizado e também novas amizades que fiz”, explica.
O Presidente do Poder Legislativo Fúlvio Boberg explica que neste ano o projeto estava previsto para acontecer no segundo semestre, mas devido a pandemia da COVID 19 não teria como ser concretizado. “Quero parabenizar os jovens que participaram de todo o processo do Parlamento Jovem. Aos funcionários do Poder Legislativo que realizaram toda a organização das sessões e auxiliaram em todos os trâmites e ao Tribunal Regional Eleitoral que auxiliaram para que esta edição fosse um sucesso”, finaliza Fúlvio Boberg.






Já segue nossas Mídias Sociais?
ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATS. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???