Ponte Pênsil em Ribeirão Claro é incendiada

 

A Ponte Pênsil Alves Lima, localizada entre Ribeirão Claro e Chavantes, patrimônio histórico tombado do Paraná e São Paulo foi incendiada na madrugada deste sábado, 07. Segundo o Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, a ocorrência foi registrada às 4h55. A ação rápida dos bombeiros impediu que as chamas se propagassem em toda extensão da ponte. Às 9h da manhã os profissionais ainda estavam no local fazendo o resfriamento do local. Ainda não se sabe as causas da origem do fogo, mas suspeita-se de incêndio criminoso.


A notícia revoltou internautas de ambos os estados, pedindo por investigação das autoridades, sendo um dos assuntos mais comentados na região na manhã deste sábado. O local é um dos cartões postais do Rio Paranapanema, e foi por anos a insígnia do município de Ribeirão Claro. A ponte faz parte da Rota das Águas e já foi cenário de premiações em concursos de fotografia, pela sua beleza e história. 

A ponte Alves Lima, patrimônio tombado, foi construída em meados da década de 20 e já foi vítima de três fatalidades. Foi destruída pela primeira vez em 1924, durante a Revolução Paulista, quando foi incendiada. Posteriormente em 1932, um novo confronto armado destruiu, desta vez com dinamite, a “ponte da esperança” durante a Revolução Constitucionalista. E a terceira tragédia aconteceu em junho de 1983, vitimada pela maior enchente de que se tem notícia na região. Mas ela foi recuperada dois anos depois. 



Uma placa, gravada em letras de chumbo, ilustra bem a trajetória histórica da única ponte pênsil do Paraná: “Em 1924 e 1932 revoluções armadas destruíram esta ponte. Em 1983 uma grande enchente a destruiu. Toda vez que um mal destruir um bem ele será reconstruído, para que não morra no coração dos homens a esperança. Jovens de Chavantes, 1985”.

FONTE: JORNAL TRIBUNA DO VALE


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???