Caminhão com insumos para vacinação chega na Regional de Jacarezinho

 

No final da tarde deste sábado, 16, um caminhão carregado com insumos chegou na Regional de Jacarezinho. A carga contém seringas e agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteirinhas de vacinação. O Blog do Marcos Junior acompanhou a chegada e foi o único veículo de comunicação presente.

O Diretor da Regional Tony Palhares explicou que chegaram neste primeiro momento mais de 27 mil seringas, 5 mil máscaras descartáveis, 100 face shield, 800 aventais e 14.400 carteira de vacinação. “Agradeço ao governador Ratinho Junior e o Secretário de Saúde Beto Preto pelo apoio e agilidade em chegar estes insumos até nossa regional”, comenta Tony Palhares.



Também estavam esperando o carregamento funcionários da Regional de Saúde e o prefeito de Jacarezinho e Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI). O caminhão chegou ao município de Jacarezinho escoltado pela Polícia Militar.



A operação de entrega dos insumos está sendo monitorada em tempo real pela Defesa Civil do Paraná. “Acompanharemos todo o trajeto entre hoje e amanhã, bem como os próximos envios de insumos e de vacinas. Orientamos a escolta da Polícia Militar e aos motoristas sobre direção defensiva, procedimentos diante de bloqueios de obras nas estradas e medidas de segurança”, explicou o tenente-coronel Adriano de Mello, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual.


VACINAÇÃO

A definição de grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a Covid-19 seguiu critérios do Ministério da Saúde, tempo de contato (ou exposição) com os pacientes Covid-19 e pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-CoV-2. O anexo II do Plano Estadual de Vacinação conceitua Trabalhadores de Saúde aquele que “desenvolve diferentes funções em ambientes diversos, e não exclusivamente na assistência ao usuário de serviços de saúde, foram adotados critérios relacionados à atividade desenvolvida e ao ambiente de trabalho. ”



Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. O detalhamento, assim como a estimativa de cada população constam na página 4 do Plano. 



O atual Presidente do CISNORPI Marcelo Palhares destacou que é uma grande alegria a chegada deste caminhão. “É a primeira etapa mais aguardada deste período de enfrentamento da pandemia. É muito importante agradecer ao governador Ratinho Junior, o Secretário de Saúde Beto Preto e o chefe da Casa Civil Guto Silva pelo empenho nesta ação”, finaliza Marcelo Palhares.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???