Cultura apoia classe artística e dissemina a arte, mesmo na pandemia


A Secretaria de Cultura de Ibaiti se reinventou em 2020 para apoiar a classe artística e os profissionais envolvidos no setor e, paralelamente, manter a disseminação da arte e atividades culturais para o público, mesmo em tempos de pandemia.

O Paraná, assim como o resto do mundo, entrou em 2020 sem imaginar os desafios que seriam enfrentados pela frente, e que continuam a ser enfrentados. 

Lei Aldir Blanc

Com a sanção da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Cultura de Ibaiti se mobilizou para o complexo trabalho de implementação da Lei no Município com a criação e cadastramento de um edital emergencial para a classe artística.

Após a criação de um Comitê Gestor da Cultura e uma Comissão de Avaliação de Projetos Culturais, foram oitos projetos selecionados para receberem a premiação da Lei Aldir Blanc no Município.

A Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, carinhosamente denominada Lei Aldir Blanc, foi criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid-19.

Os oito projetos selecionados nas áreas de Capoeira: Cultura, Tradição e Identidade, Artesanato/Artes Plásticas, Dança, Obras Artísticas Musicais e Música Religiosa, foram produzidos por agentes culturais do município em formato digital. O conteúdo foi postado em plataforma da internet de acesso público que poderão ser compartilhados.

Veja todos os projetos selecionados na página oficial da Cultura Prêmio Aldir Blanc Ibaiti AQUI

Feira do Artesanato

Criada com o objetivo de promover o trabalho de artesãos que confeccionam artigos de rara qualidade, criatividade e bom gosto, a feira mostrou artesanato de qualidade para a população de Ibaiti e região.

Produtos artesanais e uma série de artigos confeccionados por artistas da cidade estiveram à venda no espaço da Feira da Lua durante os dias 20 (domingo), 21 (segunda), 22 (terça) e 24 (quinta) de dezembro, na semana do Natal.

O evento reuniu produtos variados em um único local, valorizando a produção do artesão ibaitiense e facilitando o acesso da comunidade à produção local.

A Primeira Feira do Artesanato de Ibaiti foi organizada pela Associação dos Artesãos de Ibaiti com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura.

Museu da História de Ibaiti

Mesmo fechado para a visita presencial, o Museu da História de Ibaiti - Mário Yemanouye, manteve sua página ativa nas redes sociais. 

A direção do museu disponibilizou uma página no Facebook para os visitantes on-line. 

Clique no link: MuseuDaHistóriaDeIbaiti

Também durante o ano de 2020, o Museu recebeu várias doações raras para seu acervo relacionadas à vida dos primeiros moradores da Colônia Japonesa no município.

As doações vieram da família Hosoume e foram formalizadas por Eliza Housoume filha do casal Heiachiro e Iciko Hosoume, que residiram no patrimônio da Amora Preta, onde está o primeiro marco da Seicho-no-ie na América.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???