Castramóvel completa um ano de serviço com mais de 7 mil esterilizações



No último sábado (6), o Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel) completou um ano de serviço, com o marco de mais de 7 mil procedimentos de esterilização e microchipagem de cães e gatos, incluindo machos e fêmeas.

Os beneficiários diretos e indiretos do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por programas sociais, os protetores voluntários de animais e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O serviço é gratuito e a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares, em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a Prefeitura celebra com muita felicidade o aniversário de um ano do trabalho realizado pelo Castramóvel. “Esta é uma política pública de saúde de grande relevância, voltada à causa animal,  que foi implantada pela administração do prefeito Marcelo Belinati. Apesar de todos os obstáculos que a pandemia nos trouxe, conseguimos fazer a esterilização de mais de 7 mil animais, ajudando os protetores, cuidadores, ONGs e famílias que se enquadram nos critérios do programa”, disse.

Machado destacou, ainda, que a iniciativa é um avanço muito grande para Londrina, pois proporciona um serviço de referência e qualidade a todas as regiões da cidade, com foco no controle de natalidade da população animal.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez, contou que são realizados, diariamente, entre 40 e 50 agendamentos e procedimentos médico-veterinários. Segundo ele, cerca de 50% dos procedimentos feitos até agora foram de animais resgatados e cuidados pelas ONGs e protetores individuais.

Cadastro – Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel.  Após a aprovação do cadastro, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço, renda e de recebimento do benefício do governo.

Para fornecer o serviço, a Prefeitura de Londrina investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição do Castramóvel – trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos – e aproximadamente R$ 1 milhão no Programa de Castração Municipal, destinado ao pagamento das castrações realizadas nas clínicas contratadas pelo período de 12 meses.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???