Ônibus circulam com no máximo 50% de ocupação de passageiros


Os ônibus da capital estão circulando, desde o último sábado (13/3), com uma ocupação máxima de passageiros de 50%, por conta do decreto n° 565/2021, que instituiu a bandeira vermelha de alerta máximo de risco de covid-19 na cidade. Nos terminais, os ônibus estão saindo com 30% de lotação, para chegar até 50% no itinerário. Até então, o limite era de 70% de ocupação.

As novas regras devem valer até o próximo domingo (21/3). Na manhã desta segunda-feira (15/3) o movimento foi tranquilo, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

“No Terminal Pinheirinho (o maior de Curitiba), não houve necessidade de colocação de carros extras e os demais terminais estão com movimento abaixo do normal”, afirmou Maia Neto. “Os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba também estão operando com 50% de limite de passageiros, o que também reduziu a pressão nos terminais que fazem a integração de linhas”, disse.

Mesmo assim, a Urbs monitora o movimento do sistema e poderá colocar carros extras se for necessário. O presidente da Urbs ressalta, no entanto, que ocupação de 50% não significa que os ônibus só circularão com passageiros sentados. Em um ônibus biarticulado, por exemplo, a ocupação de 50% equivale a 126 passageiros no veículo (53 sentados e 73 em pé). Nos articulados, são 100 passageiros (40 nos bancos e 60 em pé).

Frota mantida

Com o novo decreto, que amplia as restrições a serviços não essenciais, a circulação de pessoas deve cair e, como consequência, o número de passageiros deve ter redução. Apesar da expectativa de queda no número de usuários, a Urbs mantém a frota, de cerca de mil veículos, inalterada.

Antes da bandeira vermelha, o movimento diário estava em cerca de 350 mil passageiros por dia, mas a frota configurada para atender até 100 mil usuários a mais – 450 mil.

Outras mudanças

Com as novas regras, a Linha Turismo, administrada pela Urbs, segue suspensa por conta do fechamento dos principais pontos turísticos da cidade. Mas estão mantidas as Linhas Expresso Saúde e Vacina-Parque Barigui. As atividades de fiscalização, vistoria do transporte coletivo, limpeza e manutenção são executadas normalmente.

Os atendimentos presenciais na Urbs e nas Ruas da Cidadania também ficam suspensos. Os usuários terão que remarcar os agendamentos a partir de 22/3.


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???