Hemepar de Jacarezinho precisa de doadores de sangue



A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Hemepar), de Jacarezinho, está com baixa nos estoques e precisa de doadores de sangue de qualquer cidade da região. As doações estão sendo aceitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30, na terça e quinta-feira à tarde, das 13h30 às 16h30.

A unidade de Jacarezinho abastece 22 municípios do Norte Pioneiro, de abrangência da 19ª Regional de Saúde, e, é fundamental ter os estoques abastecidos para eventuais emergências onde pacientes necessitem de transfusão.

Para ser doador, é necessário comparecer na Unidade de Coleta portando documento com foto, não estar em jejum e ingerir bastante líquido antes da doação e não ter consumido bebida alcóolica nas últimas 12 horas.

Estão aptos a doar, pessoas com idade entre 18 a 69 anos (16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável) com peso superior a 50 kg, em boas condições de saúde e sem nenhum sintoma de síndrome gripal (gripe, febre, dor de garganta ou tosse). Não ter tomado vacina nos últimos 30 dias e não ter feito procedimentos como: endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou piercing nos últimos seis meses. Não estar sob tratamentos médicos ou ter feito uso de antibióticos nos últimos 15 dias. Não ter contraído hepatite, doença de chagas, sífilis ou malária. Não ser usuário de drogas injetáveis. Ter parceiro sexual fixo no último ano.

Doadores hipertensos devem estar com a pressão arterial controlada e o medicamento será avaliado pelo médico. Doadores diabéticos devem estar com a glicemia controlada e não fazer o uso de insulina.

O Hemocentro de Jacarezinho está localizado na Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, centro da cidade. As doações de sangue podem ser agendadas pelo telefone (43) 3525-1395.


FONTE: JORNAL TRIBUNA DO VALE

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???