Prefeitura moderniza processo de emissão de certidões



A Prefeitura de Curitiba modernizou o processo de emissão de certidões de débitos tributários e dívida ativa municipal, o que vai trazer mais comodidade e rapidez para o usuário que acessa o serviço no portal do município. As mudanças incluem o fim das validações manuais, com o processo todo digitalizado.

Agora, por exemplo, em caso de existência de débitos, o sistema já indica a pendência e o link para resolução e direciona o usuário para uma área de acesso restrito.

No novo sistema, estima-se uma economia de R$ 2 milhões por ano para o município e para o usuário uma redução do tempo de resposta. Anteriormente o processo de emissão de certidões envolvia até 15 mil validações manuais por mês. Segundo Vitor Puppi, Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, o tempo de análise de um pedido poderia durar até 20 dias.

Com a nova plataforma - que será a mesma para o usuário e a Prefeitura – esse tempo passa a ser online, com resposta imediata. O serviço pode ser acessado no site https://cnd-cidadao.curitiba.pr.gov.br/ e também pelo Curitiba App.

Ausência de cadastro

Outra novidade é que agora a Prefeitura passa a emitir também certidão de ausência de cadastro, quando não há dados sobre o contribuinte pesquisado no cadastro tributário e de dívida ativa municipal. No sistema anterior o requerente precisava fazer um cadastro no Município para emitir a certidão.

As certidões também passam a ter, também, um QR Code para leitura de autenticação. Estão disponíveis certidão negativa e positiva com efeitos de negativa de débitos tributários e dívida ativa municipal; certidão negativa e certidão positiva com efeitos de negativa referente a imóvel; certidão positiva de débitos tributários e dívida ativa municipal; e ainda certidão negativa de débitos tributários e dívida ativa municipal pela inexistência de cadastro.


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas