Drive-thru do Dia do Meio Ambiente recolhe 3,5 toneladas de lixo eletrônico



No último sábado (5), quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, cerca de 3.500 kg de lixo eletrônico foram arrecadados e recolhidos, em Londrina, por meio de uma campanha de coleta realizada em sistema drive-thru. Organizada pela ONG E-Letro, a iniciativa foi desenvolvida, das 9h às 14h, na área de estacionamento do Zerão, em frente ao ginásio de esportes Moringão.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi uma das parceiras, colaborando com a entrega de material informativo e fornecendo orientações ao público a respeito da coleta seletiva, como forma de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Outros parceiros foram o Rotary Club Alvorada de Londrina, Colet Óleo, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e a Lisar, que apresentou um novo sistema de coleta de lixo eletrônico para motoristas de aplicativos.

Do montante de 3,5 toneladas arrecadadas no evento, a maior parte dos itens refere-se a aparelhos de televisão, computadores, notebooks, monitores, CDs, equipamentos de som e telefones, entre outros objetos. Também foram recolhidos 200 litros de óleo de cozinha usado. Além dos descartes, foram doados cerca de 50 cobertores e mantas de frio, que já estão sendo repassados a diferentes instituições sociais de Londrina.

Quase 200 pessoas passaram pelo local durante a duração do drive-thru, que ocorreu de forma organizada, sem aglomerações de pessoas, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Os doadores não precisaram sair de seus veículos para fazer as entregas.

Na avaliação do gerente estratégico da ONG E-Letro, Alex Gonçalves, o resultado da campanha, no Dia Mundial do Meio Ambiente, foi muito positivo. “Mais uma vez, milhares de quilos de lixo eletrônico foram recolhidos e terão o devido tratamento. Nossa equipe faz uma triagem de tudo o que é recebido, e aquilo que pode ser aproveitado. Os itens recolhidos no último fim de semana serão repassados a instituições e entidades locais. A doação de cobertores e itens de cozinha também é algo muito importante, pois ajudará muitas famílias que necessitam. Além disso, uma equipe da CMTU entregou panfletos e ficou à disposição para orientar o público. Foi uma forma muito boa de comemorar essa data e incentivar as pessoas a colaborar com a preservação da natureza”, disse.

Gonçalves ainda destacou a importância da realização de ações dessa natureza. “As diversas parcerias com que a ONG E-Letro conta são fundamentais para ampliar o público alcançado, a divulgação e as possibilidades de recebimentos desses materiais. Há anos, a Prefeitura de Londrina é parceira dos trabalhos, e essa soma de forças ajuda a articular novas soluções que fazem a diferença no resultado das ações. Esperamos que essa rede de apoio seja sempre fortalecida”, concluiu.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???