Curitibinhas vão aprender noções da Língua Brasileira de Sinais



O universo da Língua Brasileira de Sinais - Libras vai ficar mais acessível aos curitibinhas. O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba, criou um novo projeto para que crianças de 7 a 12 anos aprendam sobre Libras. O “Conversação em Libras para Curitibinhas” vai começar a ser feito no mês de agosto. 

Serão reuniões on-line e gratuitas, todas as sextas-feiras, pela plataforma Google Meet. O projeto foi todo desenvolvido pela equipe da Central de Libras, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto. Um formulário precisa ser preenchido pelos pais ou responsáveis legais pela criança. O link para inscrição pode ser acessado aqui.

O e-mail usado para a inscrição precisa ser do pai ou da mãe ou do responsável legal pela criança. O horário da Conversação On-line será definido conforme a maioria escolher. Pela manhã, será das 9h às 10h, à tarde, das 14h às 15h. Nas próximas conversações, dependendo da necessidade, o turno pode ser intercalado a cada semana.

A primeira Conversação em Libras para Curitibinhas será feita no dia 20 de agosto. No formulário de inscrição, os pais/responsáveis devem informar se a criança é surda ou ouvinte. Não serão usadas imagens das crianças que participarem da atividade.

Durante as conversas on-line, os curitibinhas podem precisar estar próximos aos pais ou responsáveis para acompanhar a atividade. O link para participar de cada reunião será enviado pelo e-mail cadastrado no formulário. 

Entre os objetivos do Conversação em Libras para Curitibinhas estão promover atividades lúdicas e abordar temas como: bullying; diversidade da área da surdez e suas identidades; surdos com down, com transtorno de espectro autista, sinalizantes, oralizados, surdocegos, com múltipla deficiência; conceito de inclusão social; sensibilização para as diferenças; e aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais bem como sinalizar o nome, além do nome de batismo, cores, números, animais, objetos, e verbos.

“A Conversação não será só para aprender Libras, mas também para conhecer sobre a comunidade surda e toda a diversidade humana”, disse Daniela Cristina Silva Lima Ramos Guidugli, que trabalha na Central de Libras.

Outras informações podem ser obtidas no e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br ou pelo WhatsApp (41) 99255-8206.

Adultos

Todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, a Central de Libras também promove a Conversação em Libras On-Line. Este projeto é feito desde 2017 e é direcionado para qualquer pessoa que queira aprender sobre Libras. A participação é gratuita. 

Em razão da pandemia, os encontros agora são feitos de forma on-line. 


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas