Santin Roveda destaca criação de Bolsa Jaime Lerner pelo Instituto de Arquitetura da Catalunha

 


O ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PL) destacou nesta quarta-feira, 7, a importância da criação da Bolsa Jaime Lerner para estudantes brasileiros pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC). 

"É mais que uma justa homenagem ao maior urbanista brasileiro, uma referência para todos os gestores em projetos que priorizam cidades que se preocupam mais com os seus cidadãos", disse Santin. Em 2019, Lerner contribui com a formulação do plano diretor de União da Vitória para 30 anos, o que inclui a implantação de ciclovias, mobilidade, sinalização vertical e horizontal, identidade e novo zoneamento urbano, novos equipamentos públicos e a criação de parques para contenção das cheias do rio Iguaçu. A bolsa de estudos foi criada em parceria com a empresa brasileira Quanta Consultoria e a Plataforma Redes do IAAC e cobre todas as despesas de mestrado no ano letivo de 2021-22. 

Mestrado -

 O curso em espanhol "se concentra em questões que representam os grandes desafios contemporâneos em torno do conceito de cidade como o mais complexo sistema dinâmico de intercâmbio e interação inventado pela Humanidade." Voltado para profissionais com formação em arquitetura, planejamento urbano, ciências sociais, biologia, ecologia, engenharias, informática ou economia, entre outras áreas, o curso ocorre em formato totalmente online e pode ser acompanhado ao vivo ou assistido posteriormente.

 Segundo o IAAC, a bolsa cobre 100% dos gastos de matrícula do mestrado (5,4 mil euros). As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, 12, e os resultados serão divulgados até quarta-feira, 14. Arquiteto de formação, Jaime Lerner foi eleito pela revista Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, atrás apenas de Jane Jacobs. Formou-se em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965. Além disso, foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas