Saúde de Ibaiti realiza monitoramento contra Covid-19 e Influenza nos idosos do Lar São Vicente de Paula



Em razão da pandemia da Covid-19, em maio de 2020 o governo aprovou a Nota Técnica nº 12/2020, com orientações e recomendações gerais quanto ao atendimento nos serviços de acolhimento de pessoas idosas ou com deficiência no contexto de emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus.

ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATS. CLIQUE AQUI

Entre várias medidas a realização de testagem para as pessoas acolhidas e trabalhadores dos serviços de acolhimento que apresentarem sintomas de Covid-19, ainda que seja o teste rápido imunológico, a partir do 8º dia do início dos sintomas, conforme Nota Técnica DESF/SAPS/MS nº 11/2020, priorizando-se o teste PCR para os casos de pessoas acolhidas com sinais de gravidade e/ou presença de comorbidades.
"O procedimento de Testagem para Covid-19 em Ibaiti teve início no dia 15/07/2020, a rotina definida pela 19ª Regional de Saúde foi fazer em todos os idosos e todos os funcionários do Lar de Longa Permanência. Em caso de algum positivar, repetir semanalmente até que desse negativo. Após dar negativo de todos, repetir a cada 15 dias somente dos funcionários. E caso alguém voltar a positivar, começamos o processo tudo de novo", disse o secretário Municipal de Saúde de Ibaiti Leandro Moreira dos Reis.
"Foi realizado um cronograma pela coordenadora do local, e uma lista com todos os nomes. A Vigilância Epidemiológica, agenda com o LAREN de Jacarezinho, digita os documentos e a enfermeira juntamente com uma técnica, realizam as coletas. O material é enviado e a Vigilância Epidemiológica monitora os resultados e comunica a 19ª Regional de Saúde imediatamente", declarou o secretário.

ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATS. CLIQUE AQUI

No dia 15 de julho de 2021, Ibaiti completou um (01) ano de trabalho em conjuntoILPIS/ Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. Serviço esse executado como maior cuidado e dedicação. "O fruto recebido é o bem estar dos nossos idosos, e até hoje não tivemos nenhum surto no local e nenhum positivado dentro da Instituição", completou Leandro.
Durante esse período, foram entregues máscaras e oxímetros. Também foram realizadas vacinas antecipadamente, tanto contra a Covid-19 quanto contra a Influenza.
"Nossos parabéns a todos os envolvidos. Não é uma rotina fácil principalmente para os que são testados a cada 15 dias. Mas tudo em prol de um bem maior, a saúde e o bem estar dos nossos queridos idosos", concluiu o secretário.

FONTE: PREFEITURA DE IBAITI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???