UPA Santa Paula passa a atender todos os pacientes com sintomas respiratórios



A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), definiu que, a partir das 13h de amanhã (9), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula passará a atender todos os sintomáticos respiratórios agudos, incluindo casos leves. O atendimento acontece todos os dias, 24h por dia. A decisão foi tomada após reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE).


"Tivemos reunião com toda a equipe do COE, onde foram tomadas decisões que vão mudar o fluxo de atendimento aos sintomáticos respiratórios. Essas decisões tiveram como embasamento a situação epidemiológica atual, avanço da vacinação e, principalmente, a necessidade da retomada completa dos atendimentos da Atenção Primária", declara o presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco. 

As quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) que foram remanejadas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios retornam aos serviços de estrutura Saúde da  Família, ou seja, voltarão a agendar consultas, realizar puericultura, pré natal, preventivo, curativo e procedimentos, visitas  domiciliares, entre outros. Os atendimentos serão feitos das 8h às 12h, das 13h às 17h. 

"O redirecionamento dos pacientes  para as UBS que deixam de ser referência Covid-19 deve ser realizado de forma organizada, gradativa e com comunicação entre as equipes da saúde. Os atendimentos que já estão agendados para os próximos 15 dias devem ser mantidos. A população não precisa se preocupar, ninguém ficará desassistido ", explica a enfermeira da Atenção Primária, Luciana Gasparello. 
 
O serviço de telemedicina fica mantido para atendimento de casos leves, com agendamento de consultas disponível pelo telefone 3220-1019, de segunda a domingo, das 8h às 20h.

As coletas de RT-PCR serão mantidas nas UBS Cyro de Lima, Egon Roskamp, Luiz Conrado e Rômulo Pazzinatto, de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 15h, e as coletas de sorologia poderão ser realizadas em qualquer UBS mediante agendamento.

A FMS destaca que considera-se sintomas respiratório agudo o quadro com início há menos de 15 dias. E ainda informa que crianças, menores de 12 anos, com sintomas respiratórios devem procurar atendimento no Pronto Atendimento Infantil (antigo Hospital da Criança).  

Onde procurar atendimento

SINTOMAS RESPIRATÓRIOS AGUDOS (GRIPE OU RESFRIADO)
ADULTOS

CASOS LEVES DE SÍNDROME GRIPAL

- Coriza
 - Tosse
 - Dor de garganta
 - Febre
 - Perda do olfato/paladar
 - Cansaço
 - Dor de cabeça
 - Diarreia/Vômito  

UPA Santa Paula: Segunda a domingo, 24h.
Telemedicina: Agendamento pelo telefone 3220-1019, de segunda a domingo, das 8h às 20h.  

CASOS MODERADOS E GRAVES

Síndrome gripal acompanhada de:
- Dificuldade para respirar
- Vômitos persistentes
- Desidratação
- Alteração do nível de consciência
- Alteração de exames do tórax
- Piora ou não melhora dos sintomas iniciais  

UPA Santa Paula: Segunda a domingo, 24h.  

INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS QUE TESTARAM POSITIVO PARA COVID OU QUE TIVERAM CONTATO PRÓXIMO A CASOS CONFIRMADOS DE COVID  

Telemedicina: Agendamento pelo telefone 3220-1019, de segunda a domingo, das 8h às 20h. 


FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???