Londrina é a primeira cidade do sul do Brasil a receber a tecnologia 5G



Nesta quinta-feira (12), o prefeito Marcelo Belinati recebeu o Ministro das Comunicações, Fábio Faria; a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; e outras autoridades para o lançamento da internet 5G. Londrina é a primeira cidade do sul do Brasil a receber a tecnologia e terceira do país. O evento de lançamento e demonstração da tecnologia foi na Embrapa Soja, localizada na Rodovia Carlos João Strass, no Distrito da Warta, a 20 km do centro de Londrina.



Durante o lançamento foram apresentadas várias tecnologias, onde a conectividade da internet 5G permitirá um aumento de produtividade e rentabilidade, minimização de custos de produção e preservação dos recursos ambientais. “Nós estamos tendo a honra de sermos um dos polos para iniciar esse projeto, que vai mudar de vez com a tecnologia. Na área da medicina, por exemplo, o 5G vai transformar para melhor as cirurgias robóticas e vai salvar vidas, e na área do comércio e da  indústria vai fomentar empregos e novos negócios. É um momento que honra muito grande para Londrina. Isso é a cereja do bolo, que vem coroar o Brasil que deu certo”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

O prefeito, em seu discurso, agradeceu aos ministros, o governo Federal, o governador Ratinho e a deputada Federal, Luísa Canziani, que foi uma das articuladoras da vinda do 5G para Londrina.

Já no agronegócio, a nova tecnologia possibilitará a implantação de uma central de operações de máquinas agrícolas, que pode monitorar o desempenho de plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras autônomas em tempo real, com segurança e de forma remota, ou seja, à distância. Por meio das informações repassadas à central de inteligência será possível tomar decisões que ajudem a corrigir determinadas imperfeições no plantio, por exemplo. Além disso, com voos de drones será possível identificar que tipo de inseto e praga há na lavoura e repassar os dados diretamente para escritórios, que analisarão e indicarão quais produtos químicos devem ser aplicados, em quais doses e em quais locais.



Para demonstrar as possibilidades, a Embrapa organizou uma ligação por videochamada, utilizando uma tecnologia imersiva de realidade virtual aumentada. Um pecuarista que estava com os animais no campo fez a chamada e enviou os dados remotos para dois médicos veterinários que estavam em outras cidades.

Para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, além da democratização da tecnologia, o 5G irá revolucionar o trabalho no campo, pois trará mais competitividade com o uso da inovação tecnológica e um grande projeto para o Estado e para o país.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???