População ganha praça renovada e local para descarte correto de resíduos



A população da Vila Icaraí, no Uberaba, agora conta com a Praça Homero Morinobu Oguido renovada e um local especial para destinação de resíduos recicláveis, da construção civil e entulhos. O espaço, que antes era local de despejo incorreto desses materiais, agora abriga cancha, parquinho, bancos, nova iluminação e o Ecoponto Icaraí.

A entrega oficial dos equipamentos foi feita nesta terça-feira (31/8) pelo prefeito Rafael Greca. Ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, Greca ressaltou a importância do ecoponto para a limpeza urbana e para a saúde da população.

“Este é um ponto de segurança ambiental e de saúde para a nossa Curitiba, que vai poupar a paisagem do acúmulo de lixo que gera sujeira, dengue e outras doenças e torna a cidade insalubre”, disse o prefeito.

Nos primeiros seis meses de 2021, os dez ecopontos mistos da cidade - que também recebem recicláveis - foram responsáveis pelo recolhimento de mais de 12,2 mil toneladas de resíduos. O número inclui o Ecoponto Icaraí, em funcionamento desde julho deste ano.  



Para a secretária Marilza, isso demonstra que a população está fazendo uso dos equipamentos e destinando os resíduos de forma mais adequada. “Essa atitude impacta positiva e diretamente na manutenção da limpeza da cidade”, confirmou.

Como funcionam

Os ecopontos são contêineres para o descarte de restos de construção civil, madeira, poda e limpeza de jardins, mobiliário e eletroeletrônicos inservíveis. Pode ser entregue, gratuitamente, até um metro cúbico por pessoa e por dia de resíduos da construção civil e resíduos de podas e limpeza de jardins. 

Se jogados à beira de rios e fundos de vale, os resíduos causam desde problemas de saúde a enchentes, além de aumentar os gastos com a limpeza pública. A Prefeitura de Curitiba ainda coleta, em média, mais de 4,7 mil toneladas por mês de resíduos descartados indevidamente. São sofás e móveis inservíveis, caliça, madeira, entulhos e outros materiais que são despejados em ruas, praças, fundos de vale e nas margens dos rios. 

Praça limpa, renovada e segura

Além de receber o ecoponto, a Praça Homero Morinobu Oguido foi totalmente revitalizada, com um novo parquinho e cancha de vôlei de areia com alambrado, reforma da cancha de futebol de areia, pistas de caminhada, áreas de estar, rampas para melhorar a acessibilidade a portadores de deficiência, meios-fios, gradis, e bancos, além de nova iluminação.

“Com grande alegria instalamos um ecoponto e uma praça renovada na mesma rua do CMEI Francisco Cunha Pereira Filho. O espaço que já foi tratado como lixão, agora se transforma em ponto de encontro para as famílias do Uberaba”, comemorou Greca.

Acompanharam a entrega, ainda, os vereadores Serginho do Posto e João da 5 Irmãos e o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro.  

Endereços dos ecopontos

- Ecoponto Guaçuí - Rua Guaçuí esquina com a Travessa Eli Volpato - Sítio Cercado (Administração Regional Bairro Novo);

- Ecoponto Osternack - Rua Radialista Souza Moreno esquina com Rua José Otávio dos Anjos - Sítio Cercado (Administração Regional Bairro Novo);

- Ecoponto Vila Nova - Rua Tenente Coronel Villigran Cabrita, 2495, esquina com a Rua Nair Ferraz Cazellato – Alto Boqueirão (Administração Regional Boqueirão);

- Ecoponto Érico Veríssimo - Rua Capitão Amin Mosse, 557, anexo à Praça Cláudio Manoel Loyola e Silva - Alto Boqueirão (Administração Regional Boqueirão);

- Ecoponto Vila Verde - Rua Lydio Paulo Bettega esquina com a Rua Marcos Campos - CIC (Administração Regional CIC).

- Ecoponto CIC - Rua Orestes Thá esquina com a Rua Cid Campelo - CIC (Administração Regional CIC).

- Ecoponto Caiuá - Av. Juscelino Kubstcheski de Oliveira, sentido CIC-Araucária, próximo da Eua Marcos Antônio Malucelli - CIC (Administração Regional CIC).

- Ecoponto Cajuru - Rua Neusa Vieira Bet, 239, esquina com Rua Augusto Forbec - Cajuru (Administração Regional Cajuru).

- Ecoponto Campo do Santana - Rua Teresa de Freitas Tavares - Campo do Santana (Administração Regional Tatuquara).

- Ecoponto Icaraí – Rua Olindo Caetani com Rua Sargento Luiz Gonzaga Martins Ribas – Praça Homero Oguido - Uberaba (Administração Regional Cajuru).


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???