Beto Lunitti participa da entrega de usina Fotovoltaica



Na quinta-feira (16), em Assis Chateaubriand, aconteceu a inauguração oficial da Usina Fotovoltaica Nelson Paludo. A estrutura está em funcionamento desde o mês de abril deste ano e abastece 20 unidades do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) com energia limpa. A expectativa é de que o complexo fotovoltaico gere uma economia de cerca de R$ 10 mil por mês.

 

Ao todo, a usina possui 304 painéis, capazes de gerar 160 mil kwh por ano. Com isso, será capaz de reduzir a emissão de 20 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais da região, entre elas o prefeito Beto Lunitti. “Viemos prestigiar este evento tão importante para o estado, mas também para nossa região. Toledo é um município que olha para o futuro, que busca soluções para gerar economia ao homem do campo, como a possibilidade de processamento dos dejetos da suinocultura para a geração de energia serem aproveitadas também na produção de microalgas que podem ser usadas como ração na produção pecuária", disse.

 

Beto destacou ainda a homenagem ao ex-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo. A Usina recebeu o nome do líder do setor agropecuário toledano que morreu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 neste ano. “É justo o reconhecimento pelas suas contribuições ao setor produtivo rural. Sem sombra de dúvidas, Nelson Paludo deixou um legado, não somente em nosso município, mas para a região, a exemplo do que aconteceu hoje em Assis Chateaubrian”.

 

Entre as autoridades estavam também o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e os secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Todos destacaram os benefícios de uma usina solar para os agricultores e também ao meio ambiente. Investimentos públicos e privados em fontes alternativas e sustentáveis são um dos principais objetivos do Estado.

 



FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???