Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é marcado por palestra e música e na Prefeitura de Maringá



O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi marcado na Prefeitura de Maringá por uma apresentação emocionante da cantora Jucimara Bertáglia e do tecladista Oziel Bastos. A cerimônia de abertura das atividades do Setembro Amarelo foi realizada nesta sexta, 10, no Paço Municipal com a presença do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e da vice-presidente do Provopar, Miriam Scabora.


Um painel de “Cartas Amarelas” com textos de incentivo à vida e escritas por psicólogos voluntários foi montado no Paço Municipal para as pessoas retirarem. Com o tema “Agir Salva Vidas: Escolha Viver”, os servidores puderam escutar uma palestra da voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Vanessa Rosa. Ela conversou sobre a importância da escuta para ajudar as pessoas que estão em sofrimento.

“Muitas vezes as pessoas vem conversar com a gente e ficamos preocupados com o que falar e acabamos dizendo que já passamos por isso e que vai ficar tudo bem. Mas a pessoa precisa apenas ser ouvida”, disse Vanessa. Ela ainda alertou que familiares e amigos fiquem atentos aos sinais que as pessoas apresentam quando estão em sofrimento. Entre eles a mudança de comportamento.



O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, destacou a importância do tema que é uma das prioridades na gestão, principalmente durante a pandemia quando aumentou a procura de pessoas para atendimentos especializados. “Entre 2020 e 2021 houve  aumento de 47% no número de pessoas com sintomas de ansiedade e 34% com sintomas de depressão que buscaram atendimento psicológico Unidades Básicas de Saúde. Isso mostra a importância dos investimentos que fazemos em estruturas e atendimentos especializados durante todo o ano”, afirmou.

De 2019 até agosto deste ano, foram mais 168 mil atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e Unidades Básicas de Saúde. Saiba mais neste link.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???