Pais e equipes comemoram retorno das atividades presenciais



A alegria voltou a tomar conta dos centros municipais de educação infantil (CMEI’s) em Toledo. Após a interrupção das atividades presenciais em função da pandemia, as crianças retornaram aos espaços educativos nesta quarta-feira (08). Para possibilitar a retomada, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), juntamente com uma comissão intersetorial, trabalharam para permitir o retorno seguro das crianças às salas de aula e adotaram planos de contingência individuais para cada unidade, cumprindo todos os protocolos sanitários.

 

Para pais e alunos, a alegria era imensa, enquanto para os professores, entre elas a diretora do CMEI Katiuscia Gayardo, Valdinéia Fernandes de Souza da Silva, o momento teve um significado especial. “É um ar de esperança. Era o que a gente tanto esperava. Esse tempo foi de luta em busca do retorno e enfim nós conseguimos. A gente tem isso como uma vitória, um momento para colocar em prática tudo o que foi planejado e dar continuidade às nossas vidas dentro deste novo normal”, comentou.

 

A primeira criança a chegar ao CMEI foi Dulce Maria, de três anos. Para a mãe, Rosangela Valdevino da Silva, a presença dela na unidade se reflete na aprendizagem e na integração com outras crianças. “Após a pandemia, ela quase não teve contato com outras crianças. A Dulce sentiu muita falta do CMEI, tanto que tive que trazer aqui para mostrar que estava fechado. Ontem ela estava ansiosa e até pediu para mandar mensagem para a professora”, relata a mãe. Durante o período em que o CMEI esteve fechado, as atividades eram realizadas por aplicativo de celular, bem como o contato com as professoras. 



 

A retomada do ensino presencial envolve 100% dos mais de 2.100 estudantes matriculados na educação infantil em Toledo. “Aproximadamente 90% dos pais e responsáveis manifestaram interesse em já encaminhar os filhos para as unidades de educação infantil. Agora, durante o mês de setembro iremos avaliar o andamento das atividades”, disse o diretor de Educação Infantil da Smed, Guilherme Kaiser Breda. 

 

Todas as medidas de segurança sanitária adotadas para os CMEI’s já foram implantadas antes nas escolas municipais e os bons resultados, segundo a secretária da Smed Elisangela Batista, geram tranquilidade para os responsáveis. “Nas turmas do pré ao 5º ano não houve incidentes de surtos de Covid-19 no ambiente escolar, o que demonstra que os protocolos sanitários estabelecidos foram bem feitos. Esta experiência nos ofereceu subsídios para os Cmeis também voltarem a receber alunos, pois todos eles receberam os EPI’s [equipamentos de proteção individual] necessários para a realização das aulas e demais ações pedagógicas, bem como contam com uma comissão interna e logística apropriada para receber e cuidar bem dessas crianças”, concluiu.


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???