Prefeitura e entidades levam ao ministro da Educação sonho antigo de Maringá: um campus do IFPR



O prefeito Ulisses Maia levou pessoalmente ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a proposta de instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) em Maringá. 


Na reunião desta quinta-feira, 23, no Ministério da Educação, em Brasília, o líder do Executivo esteve acompanhado do secretário Marcos Cordiolli e de uma comitiva maringaense com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR) e dos deputados federais Ricardo Barros e Luiz Nishimori.

Instituição pública de ensino mantida pelo Governo Federal especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino, o IFPR vem sendo reordenado no Estado e passará a ganhar um novo campus, possivelmente em Maringá, onde há estrutura e apoio suficientes também para a instalação da reitoria regional do Instituto Federal Paranaense.

“O município já acenou com a cessão um edifício para ser a reitoria do chamado IF Paranaense, o que comportaria cerca de 180 funcionários e 20 membros da alta direção da instituição”, afirmou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

O campus do Instituto Federal em Maringá é uma necessidade estratégica para sanar uma lacuna nas cadeias produtivas e de desenvolvimento social da cidade e de toda a região metropolitana. 

“Apesar de Maringá ser a nona cidade exportadora do Brasil, a melhor cidade para se morar no País e uma das cidades mais empreendedoras, a cidade ainda tem certa lacuna na formação técnica em nível médio e pós-médio. Lacuna esta que poderá ser sanada pela implantação do campus do Instituto Federal em Maringá como parte da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica”, avaliou Marcos Cordiolli, secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo de Maringá.

MISSÃO PARA A EDUCAÇÃO - A reunião nesta quinta com o ministro da Educação e pessoas do MEC ligadas ao ensino profissionalizante do País representou a somatória de forças para viabilizar o campus do IFPR em Maringá. Na oportunidade, foi entregue ao ministro da Educação uma carta de intenções assinada por diversas entidades locais. 

O prefeito Ulisses Maia teve a oportunidade de estar acompanhado de uma comitiva envolvendo a iniciativa privada, poderes executivo e legislativo local, além de pessoas ligadas à educação no município.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa, o reitor da Unicesumar, Wilson Mattos, o reitor da UniFCV e vice-presidente do Sinepe Noroeste Paraná, Carlos Barbieri, o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, o presidente da Acim, Michel Felipe Soares, e o membro da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), Mohamad Ali Awada Sobrinho, dentre outros maringaenses.  

“É muito importante reconhecer o desejo em comum de termos o IFPR em Maringá. As instituições particulares de ensino apoiam a iniciativa, assim como o reitor da UEM, Julio Damasceno, além da iniciativa privada. Esse é um desejo de todos os maringaenses, pois vai fortalecer ainda mais a educação de Maringá e vai gerar emprego e renda”, finalizou Ulisses Maia.

FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???