Projeto de Lei do Footgolf é aprovado na Alep



Nesta quarta, 22, ocorreu a primeira discussão do Projeto de Lei nº 78/2020 de autoria do Deputado Estadual Subtenente Everton, que reconhece o Footgolf como modalidade esportiva no Estado do Paraná. A proposta recebeu 48 votos favoráveis na primeira votação pelos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná, e as discussões sobre o Projeto devem ser retomadas na segunda-feira (27). Sobre a importância dessa modalidade esportiva ser reconhecida no Estado, o Deputado Subtenente Everton comenta que “o Footgolf é um esporte muito novo no Brasil, mas a exemplo do que acontece na Europa e nos Estados Unidos, sua prática no Brasil está crescendo de forma muito rápida, principalmente pela maneira como é jogado e por ter um custo bem acessível. Destaco ainda que a modalidade também é acessível para pessoas com deficiência”, esclarece o parlamentar.

Footgolf no Brasil e no Mundo

Criada na Suíça na década de 80, a modalidade se trata de um mix entre o futebol e golfe. Com regras similares às do golfe, os atletas utilizam uma bola de futebol oficial, que é chutada com o objetivo de acertar um buraco com a medida de 21 polegadas. O jogador que acertar 9 ou 18 buracos com o menor número de chutes ganha a partida. O primeiro campeonato mundial foi disputado na Hungria em 2012 com a participação de oito países, o segundo na Argentina em 2016 com 26 países, e em 2018, no Marrocos, com participação de 35 países. Com a pandemia, houve uma parada nas competições internacionais. O próximo mundial esta agendado para 2023, nos Estados Unidos. Agora em 2022, Brasil participa do Campeonato Sul-americano, na Argentina.



A modalidade é organizada oficialmente no Brasil pela Confederação Brasileira de Footgolf (CBFG), instituição localizada na cidade de Foz do Iguaçu, e o maior número de praticantes está nos municípios paranaenses de Campo Largo, Foz do Iguaçu, Cafelândia e Curitiba. O esporte também é praticado nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. A CBFG é filiada Federação Internacional de Footgolf (FIFG), com sede em Londres (Inglaterra), com 36 países filiados.

No Brasil, diversos atletas jogam Footgolf, com destaques aos paranaenses Vagner Souza Machado, de Campo Largo, que conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2019 e 2020, o curitibano Crystopher Verbiski campeão brasileiro em 2017 e 2018, e Antão Santor, em 2016, de Foz do Iguaçu. Vale lembrar que o Brasil participou de duas Copas do Mundo de Footgolf, realizadas em 2016 na Argentina e no ano de 2018 no Marrocos.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???