Workshop: Transtorno do Espectro Autista – Teoria e Prática para Inclusão



Nesta quarta, 15 de setembro, acontece a primeira aula do Workshop: “Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Teoria e Prática para Inclusão”, com o tema Avaliação dos Riscos de Desenvolvimento de Acordo com as Diretrizes Oficiais e Científicas. O Workshop: TEA – Teoria e Prática para Inclusão será ministrado pela Professora Dra. Dayse Carla Genero Serra, com início às 20h30, no canal do Youtube Subtenente Everton Paraná.




Importância dos testes psicológicos precoce do TEA – Teoria e Prática para Inclusão

A primeira aula vai abordar a importância dos testes psicológicos que possibilitam o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista que apresentem comprovação científica. Entre os testes, existe a escala Modified Checklist for Autism in T‘Xldlers (M-chat), uma técnica feita por meio de questionário aplicável aos pais e cuidadores sem custo financeiro.

Sobre a importância em conhecer as escalas de avaliação, tema do nosso Workshop: TEA – Teoria e Prática para Inclusão, o Deputado Estadual Subtenente Everton explica que “as escalas de avaliação do transtorno do espectro autista podem contar com o apoio da família para entender os riscos de uma criança apresentar o autismo. Também, possibilitam a verificação dos diferentes níveis de autismo para que as crianças tenham o diagnóstico precoce durante os primeiros anos de vida, e na primeira aula a professora Carla Serra vai falar sobre as técnicas que se deve aplicar para ser realizado o diagnóstico do transtorno do espectro autista em crianças.”, enfatiza o parlamentar.



Sobre o Workshop: Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com TEA

Frente Parlamentar de Defesa da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove de setembro até novembro o Workshop “Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: Teoria e Prática para Inclusão”.

O curso terá o total de nove aulas ministradas pela Professora Dra. Dayse Carla Genero Serra, com certificação de 18 horas e transmissão pelo canal do Youtube Subtenente Everton Paraná. Vale lembrar que as inscrições devem ser realizadas antes do término de cada evento.



Sobre a palestrante

A Profa. Dra. Dayse Carla Genero Serra possui Doutorado em Psicologia pela PUC/Rio, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC/Rio, Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos temas autismo, inclusão, aprendizagem, família, psicopedagogia e desenvolvimento humano.





Programação do Workshop

A primeira aula do workshop será nesta quarta, 15 de setembro, com o tema ´Avaliação dos Riscos de Desenvolvimento de Acordo com as Diretrizes Oficiais e Científicas`; a segunda palestra vai ser dividida entre os dias 22 e 29 de setembro, e vai tratar sobre a `Avaliação da suspeita do TEA de zero a 44 meses – Observação e utilização de instrumentos específicos`. A terceira live terá três palestras nos dias 13, 20 e 27 de outubro com a temática `Avaliação da suspeita do TEA – 45 meses a 144 meses` e, encerrando, a última palestra acontece no dia 03 de novembro, com o tema ´Avaliação da Suspeita do TEA na Adolescência´.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???