ATUNORPI ganha título de utilidade pública no Paraná



A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – ATUNORPI, recebeu o título de utilidade pública do Paraná após duas votações na Assembleia Legislativa (ALEP) nos dias 18 e 23 de agosto e aprovação da redação final na quarta-feira dia 25 de agosto. Na sexta-feira, dia 27 de agosto, o governador Carlos Massa “Ratinho Junior” sancionou e a publicação no Diário Oficial do Estado, a proposição foi convertida na lei estadual 20.682/2021. O projeto de lei 301/2021 foi de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli.

“O turismo pode dar grande contribuição para a retomada da economia e merece toda a nossa atenção”, afirmou Romanelli na terça-feira (31). “A ATUNORPI é uma associação que trabalha em conjunto com os municípios da região para fortalecer o grande potencial turístico do Norte Pioneiro e esse esforço merecia ser reconhecido”.

Romanelli ressalta que o Norte Pioneiro reúne um leque de atrações que têm potencial para ampliar significativamente o número de turistas que já visitam a região. “Toda a nossa região conta com atrativos como cachoeiras, praias artificiais, morros, trilhas e fazendas centenárias”, sustenta o deputado. “Além disso, há roteiros estruturados de turismo rural e religioso”.



“Este título irá nos ajudar e permitir que possamos buscar recursos com os governos federal, estadual e com a iniciativa privada. Com isto, nosso trabalho de fomentar o turismo na região turística do Norte Pioneiro só tem a se fortalecer”, destacou o presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.

O consultor da ATUNORPI, João Gouveia Cezar do Coletivo Pratique Turismo Regional destacou a importância do título. “A ATUNORPI vem se estruturando e sendo reconhecida ano a ano através de seus projetos, das suas ações, das propostas, da atuação no turismo paranaense, estando à frente da Estância de Governança Turística do Norte Pioneiro do Paraná e os projetos da Rota do Rosário, Rota do Café e Angra Doce, fortalecem a atuação da entidade e esse reconhecimento da utilidade pública estadual coloca a entidade em pé de igualdade com trade turístico do governo do estado", disse.

A ATUNORPI é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. A missão é ser um órgão gestor de apoio às atividades, projetos e iniciativas de turismo em sua região. Também há a atuação no assessoramento técnico em planejamento do turismo, busca de novas parcerias e investimentos para a região para fortalecer a atividade turística e despertar novas vocações, além de impulsionar o reconhecimento de potenciais turísticos e procurar sempre minimizar os impactos negativos e promover a geração de renda e o desenvolvimento territorial.



Além disto, a ATUNORPI é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro e é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???