CastraPet Paraná realiza castração gratuita de 154 animais em Campina Grande do Sul



Na última semana 154 animais foram esterilizados em Campina Grande do Sul em ação do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios. 


Selecionados por meio dos tutores cadastrados no CadÚnico, os cães e gatos sob a tutela dos protetores de animais do município, também passaram por uma avaliação veterinária por anamnese e exame físico geral, sendo avaliado se o animal estaria apto ao procedimento cirúrgico. 

As cirurgias foram realizadas em veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, monitor multiparamétrico, e além da castração, os animais receberam micro chip e a medicação pós cirúrgica, sem nenhum custo para o tutor.

Segundo a Veterinária Girlene Jacob a castração é o método mais seguro e eficaz para controle populacional e prevenção de zoonoses. "A castração não só previne a gravidez, ela protege o animal. Por isso quando mais cedo o animal for castrado melhor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama, tumores de útero e nos machos o de próstata”.

Além de prevenir doenças, como câncer, outro objetivo do programa é evitar o controle desenfreado de nascimento de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, como abandono dos animais. 

Segundo o prefeito Bihl Zanetti, a ação que ocorreu no bairro Santa Rita de Cássia é muito importante e traz um olhar de maior atenção às políticas públicas que envolvem os projetos de bem-estar e proteção animal. O prefeito parabenizou o Governador Ratinho Júnior pela iniciativa de realização do programa em todo o Estado e agradeceu a presença do médico veterinário e assessor técnico da Sedest, Rodrigo Nascimento, que esteve à frente dos trabalhos durante os atendimentos.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???