CRF-PR: 60 anos de história!



"Fiscalizar a ética no exercício da profissão farmacêutica” este foi o propósito de todos os profissionais farmacêuticos, quando na década de 30 iniciaram tímidas discussões para a criação de um órgão que resgatasse valores da profissão e a organizasse como classe, na ocasião cogitou-se a ideia de formar a Ordem dos Farmacêuticos do Brasil – OFB, seguindo os moldes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Mas criar um órgão para fiscalizar uma categoria e dar as diretrizes à profissão não é algo simples, requer, principalmente, união, esforço conjunto e abnegação de hábitos bastantes arraigados. Ou seja, seria necessário rever a conduta profissional dos farmacêuticos e formatar as leis que garantiriam o futuro da profissão.

Após as primeiras ideias lançadas, finalmente em 1953, foi aprovado o anteprojeto que daria origem a OFB durante a XI Convenção Brasileira de Farmacêuticos, realizada em Curitiba. A partir daí, durante os eventos profissionais, a classe farmacêutica passou a se articular e organizar comissões para a realização de audiências com alguns políticos, abaixo-assinados e moções foram entregues até a aprovação e criação da Ordem. Foi o primeiro e decisivo passo para a promulgação, em novembro de 1960, da Lei 3.820, que criou o Conselho Federal de Farmácia – CFF. Após 08 meses, no dia 05 de julho de 1961, o plenário do CFF editava as duas primeiras resoluções, a primeira aprovava o seu Regimento Interno e a segunda criava dez Conselhos Regionais, entre eles o CRF-9, que abrigava os Estados do Paraná e Santa Catarina.

Desde a sua fundação, em 14 de outubro de 1961, a valorização da profissão farmacêutica é uma das principais bandeiras levantadas pelo CRF-PR. Ao fazer uma retrospectiva dos 60 anos de atuação do Conselho, entre outros aspectos, não resta dúvida de que o fato de, atualmente, 98% das farmácias do Estado contarem com a presença de um farmacêutico é a mais importante vitória conquistada pela categoria.

Ao fazer um resgate da história do CRF-PR, não é difícil constatar que muitas das reivindicações feitas no passado ainda são atuais. Mas o balanço da mobilização de toda a categoria juntamente com outras entidades, durante todos estes anos, em volta à “Moralização da Profissão”, o resultado é positivo, tendo em vista que o farmacêutico conquistou estabilidade no mercado de trabalho, respeito e o reconhecimento da sociedade.

Há 60 anos o CRF-PR luta por você, farmacêutico paranaense, e pela saúde da população!



FONTE: CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???