Educação entrega materiais pedagógicos de ciências e geografia a escolas



A sede da Secretaria da Educação de Toledo (Smed) foi palco, na manhã desta sexta-feira (1º), do ato simbólico de entrega de materiais pedagógicos destinados às aulas de Ciências e Geografia ministradas nas 36 instituições da rede municipal de ensino que atendem estudantes do Ensino Fundamental, sobretudo às 16 que contam com Laboratório de Ciências. Adquiridos ao valor de R$ 416.878,86, itens como lupas, mapas, globos terrestres, planetários, mostruário de rochas e minérios e modelo de célula animal começam a ser distribuídos a partir da próxima semana.

 

A solenidade contou com a presença de diretores e coordenadores da Smed e de algumas escolas beneficiadas, bem como da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Eliana de Fátima Buzim, e do prefeito Beto Lunitti. Anfitriã, a secretária da Educação, Elisângela Batista, destacou que esses itens foram comprados após uma análise detalhada de cada escola. “É um investimento que em breve ficará maior com a aquisição de microscópios, que está em processo de licitação, o que fará esta soma chegar a R$ 600 mil. Trata-se de um processo bem planejado, no qual nossa equipe verificou a necessidade de cada instituição. Focamos nas que têm Laboratório de Ciências, mas nosso projeto é que todas possam ter esta estrutura em breve”, relata. “Esta ação está sendo acompanhada de outra, mas de caráter pedagógico, que é capacitar os professores para que saibam utilizar estes materiais da melhor maneira possível, promovendo, assim, um ensino de qualidade”, acrescenta.


Em sua fala, o prefeito Beto Lunitti falou da importância da ludicidade para Toledo alcançar uma educação de excelência. “Aos olhos de um adulto, esses materiais podem até serem percebidos como um ‘brinquedo’, mas não é. Para uma criança, cada item desses representa muito, é como abrir a janela para um universo que ela ainda não conhece. É nesse despertar que está o encantamento dos nossos alunos pela educação, pela vida, algo que é muito caro a este governo”, pontua. “Não queremos parar por aqui, pois temos uma proposta de evoluir nos processos pedagógicos e o símbolo disso será a aquisição e entrega de 10 mil tablets que o município está licitando neste momento. A partir do momento em que todo um ambiente com internet de qualidade estiver disponível e todos os trâmites burocráticos forem superados, a educação de Toledo atingirá outro patamar”, observa.

 

O chefe do Executivo Municipal fez outros anúncios importantes relacionados à Educação. “Segunda-feira irei para Curitiba e um dos meus compromissos será uma visita ao diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Wagner Mesquita, onde conheceremos de perto um projeto interessante, as Escolas Mirins. Não vamos solicitar verba, mas somente a cessão do projeto para que possamos executá-lo com nossos próprios recursos. Vemos nessa proposta um incentivo à cidadania entre as crianças, valor sem o qual é impossível de avançarmos”, informa. “Enquanto isso, a empresa que venceu a mais recente licitação para a construção da Escola Santos Dumont, no Jardim Porto Alegre, dará início aos trabalhos. É uma obra muito aguardada por toda a comunidade e sua retomada representa muito para os moradores e a nossa gestão”, anuncia.


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???