Prefeitura de Campo Largo celebra Termo de Cooperação para oficialização e suporte no trabalho das Associação de Reciclagem



O Termo de Cooperação foi assinado pelo prefeito Maurício Rivabem na tarde desta terça-feira (26/10), junto aos presidentes das quatro associações de reciclagem regularizadas no município.

O acordo firma a parceria entre a Prefeitura Municipal e as Associações no sentido de organizar e estruturar o processo de reciclagem dos resíduos descartáveis. O termo foi assinado na ASSUR com a presença da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que conversou com os colaboradores das associações sobre a importância da oficialização das mesmas para ampliar a captação, para maior geração de renda e para o desenvolvimento econômico da cidade.
As associações contribuem com a extensão da vida útil de produtos e embalagens por meio da coleta, separação e fornecimento de matéria-prima secundária para a indústria. E, o suporte com o Poder Público beneficia e regulamenta responsabilidades de cada órgão para com a manutenção dos serviços prestados.
No âmbito ambiental, as associações de coleta e reciclagem de resíduos regularizadas, em acordo com os serviços fornecidos pela coleta seletiva municipal, reduzem todos os impactos ambientais negativos vinculados à má destinação dos resíduos sólidos e a utilização de material reciclável também diminui os custos com matéria-prima.
O prefeito ressaltou o pacto como um empenho cobrado para a normatização de toda a logística que envolve a reciclagem - desde de a coleta, à passagem pelos caminhões, à destinação nos barracões das associações, à separação e à venda. Rivabem destacou que todo resíduo reciclável é dinheiro e, como liderança do Poder Público Municipal, há a oportunidade da implementação de novas tecnologias para melhor aproveitamento desses resíduos, como um estrutura mecanizada integralmente para a separação dos produtos e, ainda, a queima dos resíduos em troca de energia para toda a população.
ORGANIZAÇÃO - Hoje, Campo Largo contempla a Associação Unidos da Reciclagem - ASSUR, a Associação de Reciclagem Lutar e Vencer - ARLEV, a Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente - AR-AMA, e a Associação de Reciclagem Campo-larguense - ARC.
Somente a ASSUR emprega 22 colaboradores que vivem exclusivamente da separação e destinação dos resíduos recicláveis do município. Por dia, um caminhão cheio é descarregado em cada associação e o trabalho dos colaboradores é finalizado na mesma data. Com a venda dos recicláveis, em modelo de cooperativa, os colaboradores mantêm a estrutura do barracão e dividem os proventos entre si.
A equipe do Meio Ambiente do município observou que será comprado mais quatro caminhões baús para ampliar e melhorar a estrutura de compactação dos resíduos, otimizando o trabalho e os produtos e garantindo mais qualidade na hora da separação.
O prefeito também frisou que não são aceitos catadores clandestinos na cidade e que a assinatura do termo vem de encontro à destituição das coletas e separação irregulares existentes.
SERVIÇOS - A prefeitura, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede a colaboração de todos os cidadãos na hora de separar e descartar os resíduos residenciais e também às empresas, para com os mesmos procedimentos com os resíduos comerciais: existe o serviço de coleta seletiva que é executado diariamente, de segunda a sábado, no centro da cidade, e nos mesmos dias da semana, de forma escalonada, nos bairros do município.
Caso você precise descartar produtos maiores, como móveis, eletrodomésticos, entre outros, ligue para a Ouvidoria Municipal no 156 e o recolhimento será efetuado gratuitamente.
Também é realizado o serviço de coleta verde (galhos, troncos, árvores caídas): ligue no 0800-645-0506 (em até cinco dias úteis os materiais serão recolhidos).
REFORÇO:
Coleta Seletiva - de segunda a sábado, no centro; de segunda a sábado, nos bairros, de forma escalonada.
Coleta de móveis, eletrodomésticos, entre outros: telefone 156.
Coleta Verde - galhos, troncos, árvores caídas: telefone 0800-645-0506.

FONTE: PREFEITURA DE CAMPO LARGO
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas