Prefeitura reforça importância da conscientização contra câncer de mama e de útero



A Prefeitura de Curitiba terá uma série de ações durante o Outubro Rosa, o mês que representa o movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a fim de reduzir a mortadilidade causada por essas doenças.

O tratamento contra câncer de mama aumenta a possibilidade de cura quando começa cedo, fruto do diagnóstico precoce. Já a alimentação saudável e as atividades físicas ao longo da vida reduzem em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama.

Curitiba tem uma oferta mensal de mais de sete mil mamografias e não há fila de espera para esse exame, solicitações médicas são marcadas de uma semana para outra ou, no máximo, em 15 dias.

Mulheres que fazem parte do público alvo para o rastreamento dos cânceres ginecológicos, podem agendar seus exames preventivos e mamografia pela Central 3350-9000. Esse serviço está disponível desde de 2020 como forma de ampliar o acesso para as mulheres.

Luz própria

Para marcar o mês e as atividades, a cor rosa vai iluminar espaços e monumentos da cidade: a estufa do Jardim Botânico, o Pagode da Praça do Japão, a Torre de Cronometragem do Parque Náutico, no Boqueirão e a Rua da Cidadania do Pinheirinho. As instalações foram feitas pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas.



Campanha de orientação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará uma campanha on-line alusiva ao Outubro Rosa, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), com orientações para o cuidado e a prevenção da saúde da mulher, além da ofertas dos serviços disponíveis na rede pública de saúde de Curitiba.

Ao longo do mês serão realizadas duas lives sobre o assunto, junto com a ACP. 

O mote da campanha é “Você não pode prever o amanhã, mas pode se cuidar hoje”. O objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre o autocuidado, adoção de estilo e hábito de vidas mais saudáveis como medida preventiva e alertar sobre os exames de rotina. 

Atividade no sábado 

A solidariedade será o ingrediente especial do aulão Outubro Rosa, que o Núcleo Portão da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promoverá neste sábado (2/10), das 9h às 11h, no centro esportivo da Praça Afonso Botelho. Haverá aulas de ritmos, Tai Chi Chuan, Chi Cong e dança sem par.

O evento é aberto aos alunos do espaço de todas as idades, que estão convidados a comparecer vestindo uma peça de roupa rosa e com um lenço de cabelo para doar às Amigas da Mama – a organização não-governamental que apoia mulheres com câncer de mama. A campanha de arrecadação dos lenços é destinada às pacientes em tratamento e estará aberta até o fim do mês. A coordenação é da responsável pelo centro esportivo, Regiane Atallah.

Esporte e reinserção social

Também por conta da Smelj, na Regional Cajuru, haverá atividades especiais no Centro de Esporte e Lazer Caio Júnior (dias 14 e 15/10), na Rua da Cidadania e no Parque Olímpico do Cajuru (14/10) e no Centro da Juventude Audi/União (27/10). Aulas temáticas de ginástica, pilates, funcional, ritmos e hidroginástica estão entre as atrações para o público feminino, que deverá comparecer usando alguma peça de roupa cor-de-rosa.

Reinserção

Já a diretoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria da Defesa Social e Trânsito vai aproveitar o bate-papo informal sobre saúde da mulher para conversar com as mulheres cadastradas no projeto de reinserção social Nova Morada Vida Nova para falar sobre o tema do Outubro Rosa.

A abordagem será feita no dia 13/10.

Mercado municipal

No Mercado Municipal, unidade da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, estão programadas a arrecadação de roupas e brinquedos destinadas ao Lar Dona Vera e o Corte de Cabelo Solidário, para o corte correto das mechas destinadas à fabricação de perucas (o tratamento de câncer de mama costuma fazer o cabelo cair).

Confira abaixo:

Corte Solidário do Mercado Municipal de Curitiba
Data: 5, 12, 19 e 26 de outubro
Horário: das 14h às 17h
Local: Salão de Cabelereiras Unissex, box nº329, no piso superior
Valor: Gratuito

Doação de Roupas e brinquedos
Data: todos os dias de outubro no horário de funcionamento do mercado
Local: ASCESME, box 328
Terça a sábado: 8h às 18h
Domingo: 8h às 13h (Restaurantes até 15h)
Nas segundas-feiras, o Mercado fecha para higienização
Onde: Avenida Sete de Setembro, 1.865.

Orientação nos Cras e Creas

A Fundação de Ação Social (FAS), por sua vez, promoverá atividades lúdicas presenciais, além de usar a tecnologia para conversar a distância sobre a importância do autocuidado para a identificação precoce do câncer de mama.

Estão sendo organizadas ações para as mulheres de todas as idades cadastradas nos Cras e Creas (unidades básicas e especializadas de atendimento social), SCFV (serviços de convivência e fortalecimento de vínculos) e agências do Sine (para busca de vagas no mercado de trabalho) das unidades da FAS de atenção social e voltadas à profissionalização.

Confira o que esta programado em alguns desses espaços:

CIC

  • Cras Vila Verde – elaboração e entrega de kits sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero, além de distribuição de laços cor-de-rosa.
  • Cras Vila Sandra – com a recepção decorada, a unidade vai distribuir cartões e bombons alusivos à data.
  • Cras Nossa Senhora da Luz – a equipe do espaço vai disparar mensagens de WhatsApp para as mulheres dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Pinheirinho

  • Casa São Bento – oficinas de elaboração de laços (7/10) e desenhos sobre o tema (8/10).
  • Cras Cidadania – Envio de mensagens e cartões via WhatsApp
  • SCVI/Idosos – Envio de folheto sobre prevenção de câncer de mama e de útero para grupo de whatsapp.

Santa Felicidade

  • Cras Bom Menino – distribuição de folhetos explicativos e de laços simbolizando a campanha do Outubro Rosa.
  • Cras Rua da Cidadania – distribuição presencial de material informativo para o público na unidades e nas visitas domiciliares.
  • Cras São Braz – entrega de lembrancinhas com mensagens de automotivação para o autocuidado.
  • Creas Santa Felicidade – abordagem informal do tema durante visitas domiciliares.
  • Sine e Liceus de Ofícios (unidades da FAS Trabalho) – entrega de folhetos informativos e lembrancinhas para as usuárias do serviço.

Cajuru

  • Cras Uberaba – entrega de kits para trabalhos manuais à Rede Feminina de Combate ao Câncer, para entrega a pacientes do Hospital Erasto Gaertner (8/10).

Boqueirão

  • Cras Iguape Cidadania – distribuição de lembrancinhas com mensagens de alerta e montagem de kits de higiene pessoal para distribuição.
  • Cras Vila São Pedro – entrega de folhetos com orientações sobre o tema, além do laço símbolo da campanha.
  • Cras Boqueirão – distribuição de fôlderes e lembrancinhas para as usuárias do atendimento presencial. Para as idosas, serão enviadas mensagens de alerta no grupo de whatsapp.
  • Cras Alto Boqueirão – distribuição de mensagens de alerta.

FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???