Projeto GAMA está com inscrições abertas



Os interessados em participar do Grupo Antitabagismo e Manutenção da Abstinência (GAMA) tem até o dia 18 de outubro para se inscreverem. Podem fazer através do link, nas redes sociais do projeto ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

O GAMA teve início em 2019 e foi escrito sob orientação da professora Mahara Proença. A intenção é a promoção da atividade física como estratégia de cessação tabágica. Ele foi criado com o objetivo de leva a população tabagista de Jacarezinho e região a possibilidade de participar de um programa de cessão tabágica de qualidade, incluindo qualquer pessoa que esteja disposta a deixar o hábito no passado.

O programa conta com a criação de grupos de cessação que duram em média 12 semanas de intervenção. “Nossas estratégias aliam técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) no qual são ministradas aulas educacionais a respeito de diferentes temas sobre o tabagismo”, explica uma nota enviada ao Blog do Marcos Junior pelos representantes do Programa.

Entre os temas proposto durante a ação estão: os malefícios do cigarro, os benefícios de parar de fumar, estratégias de como parar e toda orientação de como realizar o processo de cessação. Esse processo será feito em conjunto com os participantes. Serão realizados também incentivo a prática da atividade física como meio de cessação tabágica, visto que essa tem se mostrado um grande aliado para manter a abstinência dos tabagistas.

PROJETO

O projeto foi idealizado pela Professora Drª Mahara Proença, docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) seguindo os moldes de um programa antitabagismo já existente ao qual ela também faz parte. O GAMA teve início em 2019 e tem envolvimento no projeto alunos de graduação, pós-graduação da UENP e UNESP e docentes da UENP.

A equipe é composta: Professores da UENP: Mahara Proença, Cláudia Brunnquell, Karina Souza, Paolla Sanches, Wellington Contieiro, Fábio Néia e Douglas Fernandes. Alunos: Ana Beatriz Betencourt, Leandro Silva, Rafaela Souza (pós-graduação) e Júlia Lopes Pinheiro (pós-graduação, UNESP).

AÇÃO

As atividades do grupo foram interrompidas logo no início por conta da COVID-19. Considerando que tabagistas classificam-se no grupo de risco, a equipe continuou produzindo informações de relevância em nossas páginas:  Instagram (CLIQUE AQUI) e Site (CLIQUE AQUI). A equipe está se programando para iniciar um grupo de cessação.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???