Alunos de Toledo recebem medalhas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica



O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, realizou na tarde desta sexta-feira (26) a entrega das medalhas aos 11 estudantes de Toledo que atingiram as melhores classificações na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2021. A cerimônia aconteceu na Sala de Reuniões da prefeitura e teve a presença de gestores da Secretaria de Educação e representantes da comunidade escolar de cada unidade educacional premiada. 

 

A OBA e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são Olimpíadas Científicas, realizadas anualmente, em todo o Brasil, pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e também com patrocínio da Universidade Paulista (Unip). 

 

No total o prefeito entregou 6 medalhas para estudantes da Escola Municipal Borges de Medeiros (3 ouros, 1 prata e 2 bronze); 1 medalha de ouro para uma aluna do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre; 1 de prata para estudante do Colégio La Salle; e 1 medalha de prata para um aluno da Escola José Pedro Brum (Caic). 

 

“Fiquei muito contente com essa notícia. Esse momento é importante para reforçarmos nosso compromisso com a Educação em nosso município”, afirmou o prefeito Beto Lunitti ao parabenizar cada um dos estudantes medalhistas. “Aqui prova a importância de se dedicarem aos estudos e ampliar o conhecimento de vocês. Isso é um marco importante e histórico para cada um. A vida é uma espécie de corrida com obstáculos, não é feita só de vitórias, também passamos por dificuldades”, falou aos jovens homenageados. 

 

Beto também lembrou os investimentos da prefeitura para colocar em prática o projeto Aluno Conectado a partir de 2022, que tem a previsão de entrega gradativa de tablets aos estudantes da rede municipal. 

 

A secretária de Educação, Elisângela Batista, disse que esta Olimpíada é muito concorrida em todo o Brasil e que é um orgulho para Toledo ter vários estudantes premiados. “Essas medalhas elevam o ensino de Toledo. Conseguimos atingir o objetivo de consolidar a aprendizagem. É satisfatório trabalhar no sentido de facilitar a visão das crianças para o entendimento do mundo científico”, salientou. 

 

A diretora da Escola Borges de Medeiros, professora Andréia Menuci, generosamente compartilhou os créditos do certificado que recebeu. “A medalha de honra ao mestre está em meu nome por ter inscrito a instituição, mas eu dedico ela às professoras de Ciências que realmente são responsáveis por esse trabalho com as crianças. Pra gente é uma gratificação pelo trabalho desenvolvido pela equipe. Esses concursos desenvolvem o interesse das crianças pela ciência”, afirmou a professora. 

 

A mãe da aluna Tainá Gerlach Rodrigues, ouro na 24ª OBA, Nara Gerlach, reconheceu publicamente os incentivos que a filha e todos os seus colegas recebem da escola. “Minha gratidão a todo o trabalho e empenho da equipe da escola por tudo que fazem pela educação de nossos filhos”. 

 

Ao receber suas medalhas e o Pin com o brasão do município das mãos do prefeito e da secretária de Educação os estudantes estavam bem tranquilos. Mas segundo uma das medalhistas foi difícil conter a emoção quando a professora fez suspense e anunciou o resultado em sala de aula. 

 

“Fiquei feliz e nervosa [emocionada], nunca pensei que iria ganhar a nota máxima. Demorou para cair a ficha. A professora fez suspense e a turma toda comemorou”, contou a medalhista de ouro Julia Heloísa Seibert França, de 10 anos. 

 

Ela confessou que quer ser Zootecnista como a tia quando crescer e reforçou a importância do apoio familiar no processo. “Para falar a verdade, sou boa em Ciências, mas meu pai disse que eu tinha que estudar para ir bem na Olimpíada. Ele me ajudou a entender as perguntas mais difíceis e me ajudou a estudar”, reconheceu a estudante. 

 

Acompanhe a relação das instituições educacionais de Toledo que se destacaram na 24ª OBA: 

 

ESCOLA MUNICIPAL DR. BORGES DE MEDEIROS

Ouro

Rafael Bremm Meyer

Tainá Gerlacg Rodrigues

Julia Heloísa Seibert França

 

Prata

Marco Antonio Carraro Battisti

 

Bronze

Kayla Cristina Costacurta Beppler

Vinícius Francisco Caramel

 

ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ PEDRO BRUM

Prata

Aluna: ADRIAN RODRIGUES DA SILVA

Professora: Ana Paula Soni

  

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE

1 Medalha de Ouro

Aluna: Betânia Louise Rocker Schor - 3° ano do Ensino Médio

 

COLÉGIO LA SALLE

1 Medalha de Prata

Aluna: Isadora Santana Zanella Maciel - 9° ano

Professora: Camila Beatriz Santana  (professora e mãe da aluna)


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???