Brincadeiras à noite e passeios na feira estão mais seguros com a pracinha iluminada



Moradores do bairro Vila Izabel foram atendidos na reivindicação feita à Prefeitura de Curitiba. A partir da demanda da comunidade, a Praça Abibe Isfer, na Avenida Água Verde, 2.137, ganhou novo sistema de iluminação em LED e ficou mais segura e atrativa para as famílias.

As melhorias foram implantadas na última semana pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas

Para deixar a praça mais iluminada, as equipes substituíram dois superpostes que estavam na parte central por 12 postes poliméricos de 5 metros de altura com luminárias decorativas LED de 40 watss, que foram distribuídos em toda a praça.

As luminárias foram projetadas para iluminar a academia ao ar livre, o parquinho, a área de convivência próximo à banca de revistas e a pista de caminhada da praça. A quadra poliesportiva e a cancha de areia também têm melhor claridade agora: foram instalados 12 projetores LED de 200W.

“A renovação do sistema de iluminação vai permitir o melhor uso do espaço em períodos noturnos, garantindo mais conforto visual e ampliando a sensação de segurança dos visitantes e de quem vive no entorno”, diz o secretário municipal de obras pública, Rodrigo Araújo Rodrigues.

O diretor do departamento de iluminação Tony Malheiros, destaca que além de eficiência luminotécnica a revitalização no sistema de luminárias da praça tem impactos positivos para o meio ambiente.

“Com as novas luminárias de LED o consumo de energia será menor em até 50% e a vida útil das luminárias também é superior, podendo atingir a durabilidade de 50 mil horas ou até 6 anos.”, explica Tony.

Feira noturna

A readequação no sistema de iluminação da praça alcançou ruas do entorno. O Departamento de Iluminação identificou e restaurou uma deficiência de iluminação nas ruas Dr. Ary Florencio Guimarães e Eurides Cunha, onde nas noites de quarta-feira acontece a feira noturna da Vila Izabel. Ambas foram beneficiadas com a implantação de nova rede de cabos para iluminação e instalação de três luminárias LED de 61 watss que vão garantir mais conforto para feirantes e frequentadores.

A requalificação na iluminação da praça integra o conjunto de melhorias no sistema de iluminação feitas em 652 parques e praças, nas dez administrações regionais de Curitiba. Somente neste ano, 120 locais ficaram mais claros.

Fala Curitiba

Ter a praça mais iluminada era uma solicitação da comunidade, apresentada tanto durante as audiências do públicas do programa Fala Curitiba como em ofícios apresentados à administração regional do Portão e pelo 156.

Paulo Roberto Goldbaum Santos, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Água Verde (Conseg), reforça a importância da zeladoria nos ambientes públicos como contribuição para segurança das pessoas. “Estamos satisfeitos com as melhorias. Segurança é sinônimo de urbanização, quanto mais iluminados, quanto melhor forem as condições as pessoas transitarem, mais estes locais serão frequentados e menores serão as oportunidades para ação de vândalos”, diz Goldbaum.



FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

FOTO: PEDRO RIBAS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???