Cerimônia marca lançamento do Smart City Expo Curitiba 2022



A 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo, será realizada nos dias 24 e 25 de março de 2022. A cerimônia de lançamento do evento ocorreu na noite desta quarta-feira (10/11), no Memorial Paranista (Parque São Lourenço).

Com o tema “New cities for new humans” (Novas cidades para novos humanos), o Smart City Expo Curitiba 2022 tem apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão – e, após a interrupção de eventos presenciais em decorrência da pandemia, no ano que vem vai voltar a ser realizado no Expo Barigui. O público também poderá participar de forma on-line.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel representou o prefeito Rafael Greca na cerimônia de lançamento. Ele destacou a importância do evento como parte das de retomada e aceleração econômica promovidas pelo município e pelo ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.

“Curitiba voltará a ser a capital mundial da inovação, no próximo ano, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades neste pós-pandemia”, disse Pimentel.

O vice-prefeito afirmou também que a capital tem muitas iniciativas de cidades inteligentes, inclusive adotadas durante a pandemia, para compartilhar.



“Precisamos provocar a inovação. Um exemplo é o projeto do Bairro Novo da Caximba, prioridade da gestão e que promoverá uma revolucionária recuperação ambiental e urbana em uma região carente da cidade”, citou ele.

Ecossistema

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, lembrou que várias ações de cidade inteligente desenvolvidas no município desde o ano passado, têm sido fundamentais para retomada econômica da capital - em uma articulação do poder público com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão. “Por meio de uma chamada pública, a Prefeitura fez parceria com startups e empresas locais para oferecer soluções que apoiem as atividades econômicas e ajudem na transformação digital dos negócios, além de ter criado o Fundo de Aval e também articulado parcerias com o Sebrae/PR para apoio a setores como turismo e eventos”, enumerou.

Cris Alessi reforçou ainda que a inovação é estratégia de governo da gestão Rafael Greca, que considera que ela ganha sua verdadeira dimensão quando quando compartilhada com toda a população, dentro de um processo social.

De acordo com Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities, com o tema “New cities for new humans”, o Smart City Expo Curitiba 2022 vai debater o impacto das conexões globais e inteligentes na retomada da vida e da economia no pós-pandemia.

“As conexões nunca foram tão importantes, tanto as interpessoais quanto as tecnológicas e as do plano pessoal, do indivíduo consigo mesmo. Mas agora elas se expandem e voltam para a cidade, principal palco da vida em sociedade”, observou ele.

Global

O Smart City Expo Curitiba tem a chancela da Fira Barcelona Internacional, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

Ricardo Zapatero, CEO da Fira Barcelona, enviou uma saudação em vídeo para o lancamento da edição curitibana. “No Brasil, Curitiba é o grande exemplo de cidade inteligente e, no próximo ano, será uma das primeiras cidades do mundo a receber nossos eventos internacionais de forma presencial, ao lado de Xangai (China), Atlanta (EUA), Mérida (México) e Doha (Catar)”, frisou ele.

Também participaram do lançamento do Smart City Expo Curitiba 2022 o superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Marcelo Rangel, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior; o secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Alexandre Jarschel de Oliveira; o presidente do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Amorim; a cônsul de Luxemburgo no Paraná, Andrea Vianna; a presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip), Maristela Parigot Marques; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; e os sócios-diretores da iCities, Caio Castro e Eduardo Marques.



FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???