Com a presença de autoridades, Agroindústria da Cooavi é inaugurada



Um momento histórico para a agricultura familiar, assim podemos resumir esta sexta-feira, 12 de novembro. Foi inaugurada nesta manhã a Agroindústria de Processamento Mínimo de Ortaliças da Cooavi, Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu, localizada na Linha Iguaçu Norte, na saída para o distrito de Santana.

O prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Wilson Daniel Barczak, com o presidente da Cooperativa, Ademir Costa, receberam o deputado estadual e líder do Governo, Hussein Bakri e o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara e lideranças políticas e comunitárias de toda a região para a inauguração deste importante investimento do Governo do Estado no valor de R$ 428 mil, dentro do Pró-Rural, programa voltado aos pequenos produtores paranaenses.

Esta medida tende a aumentar a produção e a competitividade da Cooavi, a qual abastece estabelecimentos da região e também atende programas governamentais com frutas, hortaliças, verduras, feijão, mel, erva-mate e sucos, todos orgânicos, que além de deter um sabor diferenciado, não conta com a utilização de agrotóxicos. Além do novo barracão, os 52 associados serão beneficiados com mesa para limpeza e lavagem de hortifrutis, envasadora e processador (fatiador) de alimentos.

Hoje, também, a Cooavi foi contemplada com o Programa Coopera do Estado do Paraná, através da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, no valor de r$ 415.000,00 para aquisição de um caminhão com baú refrigerado, uma câmara fria e mais alguns equipamentos para a agroindústria.

Estiveram presentes no evento os secretários e equipe de governo da Gestão Cruz Machado para Todos; os vereadores Roberto Vilpert, Luis Presznhuk, Zico Camargo, Luis Carlos Matzembacher, Marino Arndt, Osni Mulhmann, Zeno Kaziuk e José Lucas; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR, antiga Emater), Natalino Avance de Souza; os chefes regionais da Casa Civil, Gabi Bakri, e da Secretaria da Agricultura, Carlos Rasera, da Educação, Carlos Polsin, da 6ª Regional de Saúde, Paula Fernanda, da Sanepar, Bolivar, do IAT, Augusto Lindner; o ex-prefeito Euclides Bibi Pasa; prefeitos dos municípios vizinhos de Mallet (Moacir Szinvelski), Paulo Frontin (Jamil Pech), Porto Vitória (Marisa Ilkiu) e General Carneiro (Joel Ferreira); além de vereadores de outros municípios e lideranças políticas e sociais.


FONTE:PREFEITURA DE CRUZ MACHADO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???