Festa do Rocio: Paranaguá celebra padroeira do Paraná



Nesta segunda-feira, 15, o Paraná celebra a festa da Padroeira do Estado, Nossa Senhora do Rocio. Durante a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edmar Peron, o prefeito Marcelo Roque e o senador Alvaro Dias prestigiaram o momento, assim como vereadores, secretários municipais da Prefeitura de Paranaguá e devotos.


É a 208.ª edição da festa religiosa, que neste ano, foi adaptada por conta da pandemia de Covid-19. Apesar disso, o prefeito Marcelo Roque comemorou o avanço da vacinação no município e a retomada gradativa de atividades antes paralisadas. “O turismo religioso cresce a cada ano que passa, por isso, estamos sempre investindo, a exemplo da entrega do Complexo Mega Rocio e o restauro do entorno do Santuário que completou 100 anos em 2020 já está em andamento”, disse o prefeito.

O ponto alto da Festa do Rocio é a tradicional Procissão Solene que recebia, antes da pandemia, devotos de todo o Brasil. Em 2019, cerca de 100 mil pessoas percorreram as ruas de Paranaguá em direção à Catedral Diocesana. Neste ano, o percurso será feito em forma de carreata com saída às 16h do Santuário do Rocio.



“O saldo é positivo! Tudo ocorreu da melhor maneira possível, e hoje, vamos coroar com a Procissão/Carreata já tradicional. As pessoas se preparam para a passagem da Padroeira do Paraná com muito carinho e devoção”, ressalta o reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves.

O senador Alvaro Dias veio de Brasília (DF) para acompanhar a Missa Solene que foi transmitida para todo o Brasil através da TV Aparecida. O político, como em anos anteriores, sempre fez questão de acompanhar a celebração em louvor a Nossa Senhora do Rocio. “É um momento em que fortalecemos a nossa fé para superar as dificuldades e vencer as batalhas em favor do nosso Paraná. Além disso, é uma grande alegria celebrar ao lado do prefeito Marcelo Roque este dia especial para todos os paranaenses”, salienta o senador.

A programação religiosa da Festa do Rocio deste dia 15 continua com celebrações às 13h30 e 15h (transmitida pela TV Evangelizar). Às 16h30, acontece a 208.º Procissão/Carreata do Santuário do Rocio até a Catedral.


FONTE: PREFEITURA DE PARANAGUÁ
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???