Município busca desenvolvimento no setor da Agricultura para fortalecer comércio local



O Departamento de Agropecuária da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Campo Largo vem buscando formas de fortalecer o setor da Agricultura no município. Recentemente a convite do Diretor de Operação Agroalimentar da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba/PR, Eliseu  Alves Maciel, e do Coordenador Técnico Luiz Maskow, os servidores do Departamento de Agropecuária de Campo Largo, Diretor Celso Vedam e o Chefe de Divisão da Agricultura, Antonio Ricardo Medeiros Assunção, foram conhecer duas feiras locais com o objetivo de adquirir experiência e dar início a um projeto que visa o desenvolvimento do setor.

Uma das propostas é a padronização e criação de novas das feiras para a possibilidade de fomentar a comercialização dos produtos dos pequenos agricultores rurais através do Projeto Paraná Mais Cidades, do Governo do Estado. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – SEAB, oferece disponibilidade orçamentária para projetos que visam a implementação de ações e políticas de desenvolvimento rural sustentável em benefício da agricultura familiar.
O Departamento de Agropecuária de Campo Largo apresenta, a partir da oportunidade, o Projeto de Padronização das Barracas de Feiras do produtor rural local.
O diretor do departamento no município, Celso Vedam, explica que muitas situações fizeram e fazem com que a cultura das feiras livres enfraqueça, sendo que a aparência das barracas e suas precariedades são as principais. A padronização, seja nas cores, proteção contra o sol, mau tempo e tamanho, traz a harmonia para o fomento, proporcionando aos feirantes e a seus clientes um ambiente propício aos negócios.
O Projeto Paraná Mais Cidades proporcionará a aquisição de novas barracas que deverão ser entregues aos feirantes campo-larguenses em forma de comodato. A ideia é padronizar a feira já existente e levar o novo modelo às feiras que serão realizadas em alguns bairros do município.
O Departamento de Agropecuária de Campo Largo fará um cadastro para os pequenos produtores rurais que queiram se tornar feirantes, desenvolverá preparo com orientações, palestras e com os padrões exigidos para a atividade.
ATUAL ESTRUTURA - Campo Largo conta com uma Feira do Produtor Rural, no centro da cidade, que é alimentada por 25 pequenos produtores rurais num universo de 1.350 produtores rurais cadastrados pelo CAD PRO. Ainda, de acordo o com diretor Celso Vedam, essa troca de informações e parceria trazem uma grande oportunidade para os pequenos produtores rurais da cidade. "Proporcionando um novo visual e oferecendo melhores condições de trabalho aos feirantes, dentro dos padrões higiênico-sanitários exigidos para esse tipo de empreendimento, com infraestrutura externa e interna acerca das questões de higiene e de abastecimento de água e energia, eles terão condições de ampliar seus investimentos e produção, gerando renda e estimulando a economia no município", disse o diretor.

FONTE: PREFEITURA DE CAMPO LARGO
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???