Projeto Olhos do Amanhã proporciona exames oftalmológicos para crianças da rede municipal de ensino



A Prefeitura Municipal através de uma parceria com o Grande Oriente do Brasil no Paraná (GOB PR) levaram no último final de semana o aparelho oftalmológico Adam Robô para Guaratuba. Foram atendidas presencialmente em torno de 800 crianças do ensino fundamental, selecionadas anteriormente através de uma triagem digital que contou com o apoio do “Projeto Olhos do Amanhã” desenvolvido pelo CMAE.

O projeto trata-se de uma campanha de acuidade visual no combate e prevenção da cegueira, miopia, presbiopia, estrabismo, hipermetropia e daltonismo. A empresa firmou uma parceria com o GOB, que trouxe para o município este projeto. O robô utilizado detecta estes problemas em até 5 minutos.

A empresa em parceria com a Secretaria da Educação, realizaram 1.865 testes digitais nos estudantes da rede Municipal de ensino, durante os meses de setembro e outubro.

Esse equipamento é leve e com pouca necessidade de rede para funcionar, o Adam Robô Digital é gratuito e simula a verificação do desempenho visual na tela. O teste começa com perguntas para uma avaliação geral da saúde e específica sobre visão, como vermelhidão, sensibilidade ao sol, lacrimação, secreção, flashes de luz, manchas ao enxergar e incômodo na visão noturna.

O Adam Robô Digital também faz avaliações de acuidade visual específicas para detectar dificuldades de enxergar, com nitidez, formas, cores e tamanhos. A inteligência artificial faz, por exemplo, o Teste de Ishihara, que indica se a pessoa está com daltonismo ou não e tem por objetivo identificar os números presentes em figuras coloridas.



Outro teste realizado pelo Adam Robô Digital é a “Tabela de Visão” (Tabela de Snellen), com uma série progressiva de fileiras de letras. A avaliação, então, consiste em ler as linhas de letras que vão diminuindo sucessivamente, auxiliando no diagnóstico de doenças oculares como miopia e presbiopia. O teste é feito em, no máximo, cinco minutos e o resultado sai na hora, indicando o problema.

A missão do adam é prevenir e combater a cegueira evitável transformando a vida das pessoas para melhor. O Adam trabalha em três pilares importantes: inovação tecnológica, simplicidade de uso e acessibilidade. É a democratização ao acesso ao teste de Visão.

Adam Robô está presente em todo o Brasil e em mais 76 países através do digital, é uma tecnologia Curitibana criado por Juliano Santos através de um desejo de trazer benefícios e qualidade de vida às pessoas.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas