Saúde: Prefeitura reforça ações de combate à tuberculose



A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou, nos últimos dias, o reforço das ações de combate à tuberculose em Ponta Grossa. As atividades incluem a realização de testes para a identificação de casos e a capacitação de servidores para o atendimento da comunidade, em especial a população em situação de rua.

Entre as ações programadas, a FMS realizou, na manhã de terça-feira, 16, testes para a identificação de casos da doença no Centro Pop. Vinte e cinco pessoas foram atendidas.
De acordo com o coordenador do Programa IST/Aids do Município, Jean Zuber, após a coleta e envio do material ao laboratório, os resultados são disponibilizados em até três dias. “Caso seja identificado algum resultado positivo, nós procedemos com a busca ativa para que a pessoa possa ser encaminhada ao tratamento”, explica.
 
Cronograma
Nos próximos dias, a Prefeitura segue com a promoção de ações de combate à tuberculose em vários locais. Confira:
⦁ 23/11/2021 -  Ação para identificação de casos de tuberculose entre moradores e pessoas em situação de rua em praças do Município.
Dados
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, 128 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose em Ponta Grossa em 2020. Em 2021 já são 118. O público mais afetado pela doença é o masculino. A faixa etária com maior número de casos é entre 20 e 29 anos.
Quais são os sintomas da tuberculose?
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:
⦁ Febre vespertina.
⦁ Sudorese noturna.
⦁ Emagrecimento.
⦁ Cansaço/fadiga.



FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas