Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba realiza Curso de formação de ”Gestão Escolar”



A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nos dias 07, 11 e 21 de novembro, no Auditório Carmem Iolanda Dalécio, o Curso de formação de “Gestão Escolar”.  A ação é um dos requisitos exigidos aos candidatos às eleições de diretores das Escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), a qual ocorrerá no dia 14 de dezembro, com a votação das 7h30, às 19h30.

O edital com o chamamento para as eleições foi publicado no Boletim Oficial no dia 29 de outubro deste ano.

O curso teve carga horária de 24 horas com os tópicos: “A Educação obrigatória na Constituição Brasileira e nas Leis Educacionais dela derivadas”, “A qualificação da Escola”, “O Diretor da Escola, Agente de Transformação e Desenvolvimento “. O mesmo foi ministrado pela doutora professora Esméria Saveli.



A professora Esméria possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (1977) e graduação em Letras (1991) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação (2001) pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da UEPG, atuou na licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação também da UEPG. Desenvolveu e orientou pesquisas sobre políticas educacionais e sua materialidade nas práticas cotidianas no Grupo de Pesquisas de Educação Básica (GEPEI), realizou estágio na Association Française pour la Lecture (AFL/Paris) como pesquisadora da área de leitura, com Jean Foucambert. Atuou em escolas maternais e primárias da periferia de Paris, França. Foi Secretária de Educação do Município de Ponta Grossa.

O prefeito Dr. Marcio Matos participou do encerramento das atividades e enfatizou a importância do papel dos gestores frente as políticas educacionais e como gerir dentro de tantas instabilidades governamentais. Ainda discursou sobre a importância do papel do diretor frente aos novos desafios em tempo de pandemia, restabelecer o vínculo comunidade escolar, alunos, pais, professores e alinhar tudo isso a uma gestão democrática.



FONTE: PREFEITURA DE TELÊMACO BORBA



Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???