Cambará terá semana Municipal de Conscientização sobre a Dislexia e Transtornos de Aprendizagem



O município de Cambará terá ter a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Dislexia e Transtornos de Aprendizagem”. A medida foi aprovada através do Projeto de Lei 16/2021 apresentado pelo vereador Walmir Joaquim.

Ela será realizada anualmente na semana que compreender o dia 16 de novembro (que é o Dia Nacional da Atenção à Dislexia). O vereador destaca que ela tem como objetivo apoiar, informar e conscientizar as pessoas a respeito desses transtornos de aprendizagem.

“Também conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e orientar a respeito do adequado tratamento. É importante conscientizar e sensibilizar todos os setores para que compreendam e apoiem as pessoas que tenham esses transtornos de aprendizagem”, explica.

Walmir Joaquim ainda aponta que pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% a 17% da população mundial é disléxica. No Brasil temos em torno de 7% das crianças, a maioria meninos. Nesse sentido, embora vivamos em uma sociedade massificada, onde quase todos os serviços são colocados à disposição do cidadão sem levar em conta as particularidades de cada pessoa, é fundamental que os munícipes, que possuam algum transtorno de aprendizado, tenham um diagnóstico precoce e recebam o adequado tratamento e acompanhamento.

“Dessa maneira, considerando que é dever do Poder Público promover a inclusão e eliminar barreiras que impeçam, dificultem ou limitem o acesso, a permanência e a participação plena e efetiva do educando que apresente necessidades educacionais especiais independentemente de a condição diagnóstica ser permanente ou transitória, tal Projeto de Lei também irá contribuir para garantir o direito fundamental à educação dessas pessoas que possuem algum distúrbio ou transtorno de aprendizagem”, finaliza o vereador de Cambará.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???