Céu das artes promove competição em Guarapuava



Aconteceu no último sábado (4), a primeira edição das Olimpíadas de Rua, promovida pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A competição é a etapa final de um projeto sociocultural que pretende promover o exercício da cidadania através das brincadeiras e atividades.

 

As crianças do Jardim  participaram da competição de bolinha de gude que premiou até o 5º lugar. O grande vencedor das disputas, Rafael Ferreira Neves, de 10 anos, estava radiante com o título e por conseguir, pela primeira vez, ter as próprias ‘búlicas’. “Além de ter ganhado presente, agora vou ter minhas próprias búlicas. Eu já jogava, mas sempre com as búlicas dos meus amigos, porque eu não tinha. Agora tenho um monte para levar para casa”, contou Rafael.


As crianças também tiveram oportunidade de soltar as pipas que eles mesmos produziram numa oficina. A professora Vânia Gryczak, diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro e voluntária no CEU das Artes, contou que a ideia surgiu de visitas no bairro. “Nós identificamos, andando pelo bairro, que as crianças tinham o hábito de brincar de bolinha de gude e costumam soltar pipa também. Como são atividades de interesse deles, tivemos a ideia da oficina e depois, das Olímpiadas”, comentou.

 

O Secretário de Esporte, Milton Roseira e a Diretora do Departamento de Cultura, Rita Felchak, estiveram presentes no evento. Rita destacou que ações como essa ajudam no desenvolvimento da comunidade. “Foi um momento muito especial, de divertimento e aprendizado. A gente vê quais são as necessidades deles na infância, que precisam ser resgatadas. É o mundo que eles constroem, debatendo, argumentando um com o outro, na luta pelos seus direitos. E é assim que a gente forma uma comunidade consciente”, observou Rita.

 

A projeção da direção do CEU das Artes é que mais edições sejam realizadas em 2022.



FONTE: PREFEITURA DE GUARAPUAVA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???