Prefeito Butina se reúne com equipe da Sudis por novas moradias



A Prefeitura Municipal de Tibagi recebeu na última semana a visita da equipe da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) do Governo do Paraná liderada por Mauro Rockenbach, o superintendente do órgão. Na pauta, a possibilidade de construção de novas casas dentro do município através do processo de construção de moradias por autogestão.


“Temos uma demanda por novas moradias no município que desde muito tempo não foram feitas. Essa proposta é muito interessante e vamos trabalhar para que aconteça em Tibagi”, garante o prefeito Artur Butina.

De acordo com Mauro Rockenbach, superintendente da Sudis, o processo envolve o Governo do Estado, o município e uma entidade da sociedade civil pela moradia que deve ser criada e será a gestora desse processo. A Prefeitura realiza um chamamento público e essa entidade participara para executar a construção.

“O recurso vem do Fundo Estadual de Habitação e Interesse Social e é repassado para o mesmo fundo municipal. A Prefeitura destina uma área através da ZEIS, zona especial de interesse social, prepara um projeto, escolhe uma entidade e organiza as famílias que vão morar nessas novas casas”, afirma Rockenbach.

Ele disse ainda que diferente de construir todas as casas e entrega-las, as pessoas que vão morar participam do processo com a escolha do tipo de material, por exemplo. A processo de construção não é através de uma empreitada global, quando a execução da obra é feita desde a fundação até a entrega da chave.

“Na construção por autogestão é tudo feito por etapas com a contratação de mão de obra local de microempreendedores individuais (MEIs), compra de material de empresas pequenas de construção civil. Assim, se movimenta a economia da cidade, gera emprego e renda e ao final disso existe um conjunto habitacional onde as pessoas ajudaram a construir e uma comunidade formada através da associação de moradores. Esse é o diferencial: mais barato, melhor e com melhores condições sociais”, finaliza o superintendente da Sudis.

Pela Prefeitura de Ponta Grossa, participaram da reunião, além do prefeito Butina, os secretários de Obras, Danilo Schiochet; e de Planejamento, Luana Ribeiro; e o gerente de Habitação José Salles. Pela Sudis, participaram os assessores Joseli Collaço e Claudir Volnei Nowotny.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas