Tombamento Histórico da Torre do Sino em Missal será no dia 08 de dezembro



O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) está organizando o Tombamento Histórico da Torre do Sino na Igreja Matriz em Missal. Mas calma, talvez não seja o que você está pensando, ninguém irá derrubar a torre do sino, pelo contrário, o Tombamento Histórico significa justamente a preservação do local, para que suas características originais não sejam modificadas.

       A cerimônia do Tombamento ocorre no dia 08 de dezembro, por volta das 10h da manhã, logo após a missa na igreja matriz e contará com a presença do Bispo Diocesano Dom Sérgio de Deus Borges. A data escolhida foi justamente o feriado municipal, onde se celebra a Padroeira de Missal, Nossa Senhora da Conceição.

       A ação ocorre com base no decreto municipal nº 5.697 de 04 de novembro de 2021 considerando a Lei Municipal nº 1.558 de 21 de dezembro de 2020. O documento prevê que ficam tombados como integrantes do Patrimônio Cultural do Município de Missal, os seguintes bem:

I – Torre do Sino da Igreja Matriz (Campanário);

II – Dois Sinos da Igreja Matriz;

III – O Som do Sino da Igreja Matriz.

       Este é o primeiro processo de Tombamento Histórico no município, bem como em toda a Comarca de Medianeira.

 

Tombamento Histórico

       O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.


FONTE: PREFEITURA DE MISSAL

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???