Casa da Cultura reabre atividades em 2002



As atividades da Casa da Cultura de Quatro Barras foram reabertas, na última sexta-feira (4), com vários eventos culturais simultâneos. Além de sediar a 1ª exposição de obras infantis, da pequena Sophie Aminah, de apenas 2 anos, o espaço também foi palco do lançamento do livro “Garrafa de Plumas” e autógrafos do livro de poesia brasileira “Epiphanias de Amor”, da autora Naja Kayanna Polichuk; e do relançamento do livro “Tarja Branca - o libreto que faltava”, que reúne crônicas escritas pelo artista plástico, poeta e escritor Hélio Leites.


As duas obras de Kayanna, que é escritora e artista plástica, foram produzidas para homenagear a filha, Sophie Aminah, que teve seus trabalhos divulgados na exposição artística. Além de desenhos e pinturas, a mostra exibiu testemunhos fotográficos das produções da criança, revelando, segundo a diretora da Casa da Cultura, Roslangela Polichuk, o potencial que existe em cada criança para criar e produzir arte.

“Com esta primeira exposição infantil, procuramos estimular pais e famílias a ajudar a despertar este talento que as crianças possuem já desde bem pequenas, mostrando que é possível sim, desde que haja incentivo para isso”, enfatizou Roslangela.

Kayanna também destacou que a ideia da exposição infantil, ao exibir trabalhos com tinta, carimbos, retratando pés e mãos, além de utilizar pequenos itens naturais, como folhas secas, gravetos e pedras, resgata uma parte importante de uma infância criativa e saudável, em contraponto ao atual uso demasiado da tecnologia. 

Tarja Branca
Além de relançar o livro Tarja Branca, o artista paranaense Hélio Leites, aos 71 anos, prestigiou a retomada de atividades da Casa da Cultura com a demonstração de seus pequenos objetos, de contações e crônicas, levando encantamento ao público com sua habilidade única de transformar as pequenas coisas e situações em versos.
    
A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, disse que 2022 será um ano de movimentação e dinamismo na Casa da Cultura, e que os eventos culturais de retomada simbolizam isto. “É uma alegria presenciar este momento de retomada com eventos culturais distintos, que incentivam a fazer e a apreciar a arte. Temos muitos projetos para este ano”, disse Adriana.

Cursos gratuitos
A Casa da Cultura abrirá, já no dia 10 de fevereiro, as inscrições para o Curso de Desenho Artístico e para o Curso de Pintura, ambos oferecidos gratuitamente. Interessados poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro, pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7873. 
    
Além dos cursos, o espaço também deve sediar, durante o ano, oficinas temáticas ligadas à produção artesanal, como produção de cerâmica, trabalhos artesanais com couro, entre outros. Acompanhe a divulgação das oficinas nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura, no site www.quatrobarras.pr.gov.br, no Facebook e no Instagram.


FONTE: PREFEITURA DE QUATRO BARRAS
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???