CISNORPI participa de Conferência Regional de Saúde Mental

 


Representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) participaram nesta quarta-feira, 23, da Conferência Regional de Saúde Mental. A ação pretende levar propostas para a esfera estadual.

“Realizamos ações pelo CAPS e estamos abertos sempre a poder melhorar e expandir o atendimento devido as necessidades dos municípios. Conferências como essas são essenciais para analisarmos o que podermos melhorar cada vez mais”, comenta Gisele Gomes, Diretora Técnica do CISNORPI.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM!!!

O tema central deste ano é “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O debate tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações.

Os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia são os principais assuntos da conferência, além da gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

CAPS

O Projeto do CAPS é uma ação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e foi instituído em 2004 e atualmente são desenvolvidas oficinas terapêuticas como: “Cuidando do cuidador”, “atividade física”, “horta e jardinagem”, “pedagogia”, “artesanato” e “expressiva” que auxiliam no cotidiano dos pacientes.

O Diretor Geral Antonioni Palhares explica que o local completou em outubro do ano passado 17 anos de funcionamento. Mesmo com a Pandemia os trabalhos desenvolvidos no local sofreram algumas alterações, mas nada que atrapalhasse o atendimento dos mais de 400 pacientes dos 22 municípios pertencentes ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro.

A equipe oferece assistência diária com equipe multiprofissional objetivando substituir as internações psiquiátricas. A busca de recuperação por meio da integração social, autonomia e manutenção da saúde mental com um tratamento de forma humanizada.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???