Pimentel é convidado para abrir trabalhos na Câmara de Vereadores



A primeira sessão da Câmara de Vereadores foi realizada na noite desta segunda-feira (22) e o prefeito Hermes Pimentel foi convidado para dar início aos trabalhos do Poder Legislativo para o ano de 2022. Ele não só falou sobre várias obras já realizadas em apenas meio ano em que está à frente da administração municipal, como relatou sobre grandes projetos que devem transformar a realidade social e econômica da cidade.

Pimentel frisou, em vários momentos de seu discurso, que não tem condições e nem sabe trabalhar sozinho, por isso conta com o apoio dos vereadores. “Comigo não existe oposição, existe população. Tenho certeza que cada um de vocês aqui desta Casa luta diariamente para atender aos pedidos feitos pelo povo, pelas famílias, pelo cidadão comum que mais precisa de atenção. Essa é minha determinação e minha dedicação, desde o primeiro momento em que assumi a Prefeitura: minha luta é por quem precisa ser realmente socorrido em suas necessidades”, afirmou.

O setor de habitação de interesse social será um dos que mais deve receber investimentos da administração municipal. Segundo Pimentel, sua intenção é a de construir 200 casas por ano – totalizando 600 unidades habitacionais até 2024. “Já temos projetos preparados que darão mais agilidade na construção de conjuntos habitacionais. Já temos terrenos reservados e preparados. Criamos a Secretaria Municipal de Habitação, que era apenas uma diretoria na secretaria de Obras, já com esse propósito de ter profissionais dedicados a cadastrar e avaliar as prioridades e classificar as famílias que serão contempladas”, detalhou.

O prefeito compartilhou com os vereadores que há recursos represados na Secretaria de Educação, que devido à pandemia registrou redução nas despesas fixas. “O dinheiro que vem para a educação deve ser gasto exclusivamente com educação, por isso apresentamos um projeto para a contratação de 157 profissionais para o setor, entre professores e secretários escolares. E precisamos de ainda mais trabalhadores, por exemplo, para oferecer mais vagas e estender o horário de atendimento nos CMEIs”, disse.

Pimentel frisou que não quer endividar o município, contratando dívidas que se arrastarão por vários anos. “Não quero pegar empréstimos difíceis de serem pagos ou que ficarão aí para serem pagos a longo prazo. Isso prejudica todo poder de investimento da administração municipal. Todos os grandes projetos que temos em mente são possíveis de serem realizados utilizando recursos que não comprometam os investimentos em saúde, segurança e educação, por exemplo. Eu sou pé no chão e gosto de trabalhar com calma, fazer as coisas bem pensadas”, ponderou.

 

DO BAIRRO PARA O CENTRO

É determinação de Hermes Pimentel a melhoria na qualidade do atendimento ao cidadão, seja nos postos de saúde, seja nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) ou em qualquer outro órgão de serviço do município. “A Secretaria de Saúde já está preparando uma grande campanha de capacitação e treinamento de todos os profissionais que atendem nas UBS [Unidade Básica de Saúde], como forma de humanizar o atendimento. O cidadão é um cliente vip, que deve ser muito bem tratado quando busca ajuda num postinho. Vamos sempre cuidar para que todos sejam tratados com o respeito que merecem”, registra.

Outro ponto destacado por Pimentel foi com relação à atração de investimentos que gerem empregos e renda. “Não vou dizer que vamos trazer grandes indústrias para Umuarama. Isso já foi anunciado e prometido, mas sabemos que é algo muito difícil de ser feito e os resultados não são tão garantidos assim. Nós queremos investir no pequeno empresário, no que já está aqui lutando, nos negócios que têm chance de crescer e contratar mais empregados, na cidade e no campo”, detalhou.

Ele observou ainda que a administração municipal vai investir em piscicultura, em programas que serão direcionados exclusivamente aos pequenos produtores rurais familiares. “Vamos construir a lagoa de graça, se for preciso, contanto que a gente tenha a garantia de que uma família inteira vai se dedicar ao trabalho de criar peixes, vender, fazer dinheiro, contratar empregados, enfim, vamos incentivar e apoiar quem realmente queira crescer”, expôs.


 

CÂMARA DEVOLVE R$ 5,5 MILHÕES À PREFEITURA

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Galmassi, convidou todos os vereadores para que, juntos, oficiassem a devolução dos recursos da Casa de Leis referentes ao ano de 2021. “O total economizado é de R$ 5.585.000, dinheiro que retorna aos cofres públicos municipais com a prioridade de investimento em saúde e educação.

Ele relatou que medidas de contenção de gastos foram implantadas em todos os processos administrativos da Câmara, tanto no controle rigoroso de energia, em especial ao uso dos aparelhos de ar-condicionado, quanto no consumo de material de expediente e demais itens de uso periódico. “As compras de produtos de consumo interno também foram padronizadas, no sentido de promover mais agilidade, assim como redução de custos. Tais iniciativas foram definidas por todos os vereadores como prioridade administrativa desde o início desta gestão”, relatou Galmassi.



FONTE: PREFEITURA DE UMUARAMA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???