ARTIGO DO EVERTON: Pós-verdade e a Invasão da Ucrânia



Mas o que seria PÓS-VERDADE?


Bem, resumindo, Pós-verdade é uma ferramenta para modelar a OPINIÃO PÚBLICA, onde os FATOS OBJETIVOS têm menos influência que os apelos às EMOÇÕES e às CRENÇAS PESSOAIS. 


Existe um fato, mas ele não interessa! Interessa aquilo que eu acredito, ou que meu grupo acredita ou que meu candidato à Presidência defende!


O que acontece nas REDES SOCIAIS é que quem se manifesta à margem da chamada TESE DOMINANTE recebe uma desqualificação ofensiva que serve como aviso para outros navegadores, NÃO OUSE DISCORDAR porque senão nós te lincharemos, ofendetemos, "cancelaremos" e destruiremos.


Dessa forma, em uma época em que as CRENÇAS importam mais do que os FATOS, a disseminação de notícias falsas ganha terreno, impulsionada pela internet, pela polarização política e pela crise de confiança nas instituições, não há dúvidas que a VERDADE interessa menos que a PÓS-VERDADE.


Mas, onde entra a questão da Invasão da Ucrânia? Bem, com tanta polarização neste país, é natural que sempre que uma tragédia acontece, ao invés de pensarmos numa SOLUÇÃO, ficamos rodeando o PROBLEMA e saindo desesperadamente atrás de um CULPADO! E o culpado é aquele que faz parte do discurso da PÓS-VERDADE! 


Bem, mesmo tendo passados poucos dias da tragédia em Petrópolis, este novo fato ENCOBRIU a tragédia de Petrópolis e as novas PÓS-VERDADES vêm à tona para discussão. 


Naturalmente, a polarização daqui é projetada lá. E PUTIN, sabendo deste movimento mundial, lança suas PÓS-VERDADES, já que, como afirma Eduardo Galeano, "numa guerra, ninguém tem a coragem de dizer EU MATO PARA ROUBAR".


As movimentações POLÍTICAS, que buscam incansavelmente PODER E DINHEIRO, agora contam com um número cada vez MAIOR de APAIXONADOS e FANÁTICOS que querem a VERDADE de seus políticos, mas sobrevivem de PÓS-VERDADE.


Em quem acreditar?


Quem VIVER, verá a VERDADE ou aceitará a MENTIRA, digo, a PÓS-VERDADE?


Everton Marcelino

Vivendo do conflito da Verdade dos fatos e da Pós-verdade das REDES SOCIAIS




Fontes:


- Significado de Pós-verdade  <https://www.google.com/amp/s/www.significados.com.br/pos-verdade/amp/> Acesso em 25 Jan 2022.


- Internet: Sob o domínio da pós-verdade.

<https://www.google.com/amp/s/guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/internet-sob-o-dominio-da-pos-verdade/amp/> Acesso em 25 Jan 2022


- A arte de manipular multidões. <https://www.google.com/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2017/08/22/opinion/1503395946_889112.html%3foutputType=amp>

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???