Mais de 700 cães e gatos são castrados em mutirão realizado pela Prefeitura



A Prefeitura de Londrina realizou, entre os dias 2 e 5 de março, o maior mutirão gratuito de castração animal da história da cidade, por meio do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel). Em quatro dias, foram castrados e microchipados 713 animais, entre cães e gatos. A ação foi realizada Centro Comunitário da Comunidade Capela São Pedro, na Rua Otávio Clivati, Jardim das Palmeiras, na região norte.

A região foi escolhida para receber o mutirão, por ser a mais populosa e com a maior demanda pelo serviço no município, mas a intenção é que todas as regiões da cidade sejam beneficiadas com a iniciativa.

Atuaram, no mutirão, cerca de 20 profissionais de saúde, sendo dez médicos veterinários. Para a realização da ação, foram instalados dois castramóveis no Centro Comunitário São Pedro, que são trailers personalizados que incluem a estrutura física necessária para a realização dos procedimentos. O serviço é gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo.Além da castração, os animais também receberam um microchipe que contém os dados sobre o nome do tutor, endereço, idade do animal, entre outros. Ao final do procedimento, os guardiões receberam todas as orientações do pós-cirúrgico.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o mutirão foi um grande sucesso e que deve haver outras edições. Para ele, o trabalho realizado pelo Castramóvel é uma política pública de saúde de grande relevância, voltada à causa animal, implantada pela administração do prefeito Marcelo Belinati. “O Castramóvel hoje é exemplo para o Brasil”, destacou.

Nesta semana, o trabalho do Castramóvel voltou à rotina, ou seja, não está mais acontecendo em formato de mutirão. Desde segunda-feira(7) até amanhã (11), o serviço está acontecendo na zona sul. Na localidade, são feitas cerca de 60 castrações por dia. A equipe é composta por sete profissionais clínicos, sendo quatro médicos veterinários, três auxiliares de veterinária, além de trabalhadores na área administrativa.

Por meio do programa, nos últimos dois anos, mais de 17 mil animais foram castrados pela Prefeitura de Londrina. Em média, são castrados e microchipados cerca de 60 animais por dia. O Castramóvel funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, de forma itinerante.

Cadastro – Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel.  Após a aprovação do cadastro, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço, de renda e de recebimento do benefício do governo, caso tenham.



FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???